Portugal é novamente candidato ao título
É já na próxima terça- feira, 15 de Junho, o primeiro jogo de Portugal no Europeu de Futebol 2020, que deveria ter sido disputado no ano passado mas a pandemia de coronavírus adiou para este ano.
A jornada inaugural está prevista para depois de amanhã, sexta-feira, com o encontro que opõe a Turquia à Itália, em Budapeste, precisamente no mesmo local onde Portugal disputa o primeiro encontro da fase de grupos, frente à Hungria, ao meio-dia da Costa Leste dos EUA).
Seguem-se a Alemanha (19 de Junho, 2:00 pm), em Munique, e França (23 de Junho, 3:00 pm), também em Budapeste.
Embora o seleccionador Fernando Santos recuse assumir-se como favorito ao título, embora assuma a candidatura ao título, a verdade é que, devido à qualidade individual dos jogadores portugueses, a expectativa é enorme, tanto mais que Portugal conquistou o título em 2016, frente à anfitriã, a França, que vencemos com um golo de Éder e que teve um início dramático com a saída prematura, por lesão, do capitão Cristiano Ronaldo.
Apesar de Portugal integrar o chamado grupo da morte, em teoria o grupo mais difícil da fase inicial, não é impossível vencer qualquer um dos três adversários — a Hungria, a Ale- manha e a França —, pois vai longe o tempo em que estes adversários, nomeadamente os dois últimos, eram, à partida, «invencíveis».
Como vem sendo habitual, o jornal Luso-Americano dedica, por ocasião das comemorações em Newark do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, um suplemento alusivo à data, que este ano, por coincidir com a maior competição europeia de futebol a nível de selecções, não podia deixar de ser sobre o Europeu 2020.
Como sempre acontece, este suplemento não seria possível sem a colaboração dos nossos anunciantes, leitores e colaboradores, a quem agradecemos e desejamos um bom Dia de Portugal onde quer que se encontrem.