Tempestade violenta passou por New Jersey e deixou marcas…
Algumas cidades de New Jersey viveram um sábado diferente, no passado dia 17 de Julho, com uma tempestade violenta de ventos e chuvas fortes. Muitas artérias e ruas das cidades de Newark, Elizabeth e a norte do estado ficaram completamente alagadas em pouco espaço de tempo.
O bairro do Ironbound foi um dos mais afectados pela tempestade forte e de certo modo repentina, que surpreendeu os residentes. Muitas ruas ficaram intransitáveis com carros submergidos e com situações de inundação em algumas residências e estabelecimentos comerciais.
Bombeiros e polícias responderam a alguns pedidos de ajuda de pessoas presas dentro dos seus carros e que corriam o risco de serem arrastadas, dada a força das águas. Foi necessário orientar e redireccionar o trânsito, para que os condutores desviassem das artérias alagadas, para além de simplesmente ajudar as pessoas a transitarem pelas ruas.
Em pouco tempo, as ruas transformaram-se em verdadeiros rios e algumas foram temporariamente fechadas ao trânsito, como por exemplo todas as faixas da Estrada 21, na Emmet Street e a Estrada 1 e 9, no New Jersey Turnpike.
Era bem visível o esforço, trabalho e preocupação destes profissionais que durante a tarde e noite de sábado ajudaram pessoas em situação de aflição devido à tempestade. No fim do dia, já se notavam outros danos causados pela chuva, como a queda de árvores e galhos nalguns parques e sítios de recreio no bairro de Ironbound.
73 PESSOAS RESGATADAS
As autoridades locais resgataram 73 pessoas das enchentes durante o dia de sábado na cidade de Newark e cerca de 23 pessoas foram igualmente socorridas de um autocarro na Meeker Avenue, com a Empire Street. Foi ainda socorrido das enchentes um grupo de 5 utentes de uma instituição de diálise que ficaram presos dentro do veículo que os transportava a casa. Tiveram de ser resgatados e colocados num autocarro, que os transportou com segurança aos seus domicílios, e apenas um foi conduzido ao hospital para receber tratamento adicional. Houve ainda situações de corte de electricidade e mesmo instabilidade na ligação à internet. De acordo com o director da Segurança Publica de Newark, Brian A. O’Hara, o departamento respondeu a múltiplos pedidos de ajuda, a maioria por parte de pessoas retidas dentro dos seus carros.
A tempestade foi a quarta mais forte nos últimos 100 anos, sendo que, em duas horas de chuva, ultrapassou 6 polegadas, registando-se um máximo de 9,2 polegadas.
O mesmo cenário repetiu-se nas localidades de Elizabeth e a norte do estado, com ruas também inundadas e pessoas presas dentro de carros, à espera de serem resgatadas. Boa parte dos resgates foi feitas por embarcações, num sábado que amanheceu com sol e se transformou numa tarde tempestuosa e consequentemente de alguma aflição. Note-se ainda que mesmo após toda esta situação catastrófica, as maiores perdas foram de carácter material e as pessoas puderam ser atendidas com rapidez e eficiência pelas autoridades locais, não se registando nenhuma perda de vida. MG