Comunidade levanta bandeira da solidariedade a favor da Andrea. Hoje ela, amanhã pode ser qualquer um de nós…
Andrea Fuenmayor nasceu na Venezuela, casou-se com o luso-americano Diogo e um ano depois ficaram felizes com a notícia de que iriam ser pais. O pequeno Sebastian foi aguardado com muita ansiedade e carinho, envol- vendo todo o pré-natal e seu nascimento em Abril, no Beth Israel Medical Center. Aquele lindo bebé, que herdou os olhos azuis do pai, fazia toda a felicidade da família.
Um mês depois, Andrea começou a sentir dores fortes no estômago, na barriga e nas costas e foi para as urgências do mesmo hospital em que tinha dado à luz, sendo diagnosticada com cálculo renal, havendo necessidade de uma cirurgia. No mesmo dia, recebeu alta do hospital e voltou feliz para junto de sua família, pois estava ansiosa para cuidar de seu bebé.
No dia seguinte, as dores começaram ainda mais fortes, acompanhada por vómitos e vários outros sintomas. Mais uma vez, foi internada com o diagnóstico de pancreatite. Foram muitas as idas e vindas ao hospital, com inter- nações que duraram mais de um mês até que foi transferida para o Robert Wood Johnson Hospital de New Brunswick e novos tratamentos foram feitos durante dois meses e meio, alternando estadias no hospital e em sua residência, assistida por enfermeiras ao domicílio.
Durante todo o tempo, o marido viu-se envolvido na assistência à esposa, enquanto a família de Andrea cuidava do pequeno Sebastian, que crescia sem os cuidados da mãe.
Os problemas financeiros da família já haviam se tornado um caos, pois quase ninguém conseguia trabalhar.
Ao ter conhecimento deste dilema, Abby Silva, que mal conhecia a família, sentiu que precisava tomar uma atitude, unindo os seus amigos, formando um grupo de mais de 20 jovens que se envolveram na luta pela grande causa de Andrea e sua família. Demorou um pouco devido às restrições de agrupamento, mas, no domingo, mesmo com todos os contratempos da forte chuva que caiu sobre Newark na véspera do evento, foi possível realizar a festa na Casa do Ribatejo, que ofereceu gratuitamente o salão.