Piano Steinway doado à Escola ‘Luís de Camões’
A família Matinho doou esta semana um piano à Escola Luís de Camões, um dos projectos mais acarinhados do Sport Club Português há já alguns anos.
A escola localizada no 85-87 da Congress Street funciona com aulas de português aos sábados para crianças que queiram aprender e melhorar o seu português.
O português como segunda e/ou primeira língua de comunicação muitas das vezes fica apenas pela oralidade, daí a necessidade de manter uma escola para se poder valorizar a escrita, a leitura, bem como outros aspectos linguísticos e culturais, que fazem a nossa história, criam o sentimento de pertença e nos definem como um povo.
O número de alunos que tem frequentado a escola ao longo dos últimos anos varia normalmente entre 600 a 700 estudantes, desde o 1.º ao 9.º anos.
O funcionamento da escola sofreu mudanças com a pandemia que se vive, sendo que as aulas passaram a ser ministradas online para todos os alunos. Preparam-se agora para recomeçar as aulas em Setembro e quem sabe durante os dias de semana e não apenas aos sábados.
De acordo com José Santos, membro da junta de imóveis do Sport Club Português “a escola preocupa-se com todos aqueles que queiram aprender a nossa língua e por isso oferecemos todos os anos cerca de 30 bolsas de estudo para os que não podem custear o custo dos cursos”. Para isso basta dirigir-se à secretaria do Sport Club Português localizado no número 55 da Prospect Street das 9:00 da manhã às 4:30 da tarde e preencher a sua aplicação.
Pode-se igualmente consultar as actividades e outras informações sobre a escola na Página de Facebook do Sport Club Português de Newark.
Cada curso, que corresponde a um ano lectivo custa o valor de 500 dólares anuais.
A família Matinho, amiga e conhecedora da escola, suas actividades e importância para a comunidade decidiu fazer esta doação, no sentido de disponibilizar mais recursos e equipamentos para os alunos.
Nas palavras da Natalie Matinho, “a música faz parte do nosso dia- a-dia e queremos assim apoiar aqueles que têm o gosto e o talento para a música e com este primeiro passo exortamos a escola a criar uma sala de música que estaria disponível para os alunos e quem queira organizar alguma actividade cultural e tirar proveito deste excelente piano”.
Natalie Matinho é filha deste bairro e por isso junto com seu esposo, António Matinho, sempre estão atentos ao que se passa na comunidade e gostam de contribuir para que outros tenham novas e melhores oportunidades.
Outros benfeitores têm apoiado a escola ao longo dos anos, nomeadamente o financiamento das obras de remodelação feitas há mais de 8 anos.
O amor, dedicação e empenho daqueles que cuidam e usam o espaço são notórios, pois se encontra bem conservado e oferece um bom número de salas para a realização das aulas, bem como de outros eventos. Eventos estes que podem ser culturais, musicais e de convívio entre gerações.
A escola vai agora reorganizar-se para a reabertura das aulas presenciais, e as aulas de música podem vir a ser uma realidade a curto/médio prazos.
Para já um piano faz parte dos recursos que a escola oferece e está à espera de novos talentos musicais.
Por MARIA GOMES
LUSO-AMERICANO em Newark, NJ