Parceria entre a gigante Amazon e a Port Authority vai criar 1000 postos de trabalho
Foi anunciado quinta-feira passada uma grande parceria entre a Autoridade Portuária de New York e New Jersey e a Amazon para a criação de um centro de carga no Aeroporto de Newark.
A parceria por um período de 20 anos, nas palavras do Governador Phil Murphy vai criar cerca de 1000 postos de trabalho e constitui uma excelente oportunidade para as mulheres e minorias, donos de negócios.
De acordo com declarações dos oficiais da Autoridade Portuária “Espera-se que a Amazon transforme 2 estruturas já existentes, edifícios 339 e 340 num novo centro de carga, cujo custo de renovação é de 125 milhões de dólares.”
Nenhum fundo da Autoridade Portuária será utilizada neste empreendimento. A parceira está ainda sujeita a uma última negociação que deverá acontecer ainda este ano, e o Port Authority vai receber um adiantamento de cerca de 150 milhões e outro de 157 milhões em renda adicional para os 20 anos que dura o acordo. Este centro vai cobrir cerca de 250.000 quadrados de pés no total do espaço de carga do Aeroporto de Newark”
Toda a actividade ligada à construção, engenharia, arquitectura do projecto, assim como os empreiteiros e sub-empreiteiros vai incluir uma boa participação de 20% dos donos de empresas pertencentes a minorias e 10% de empresas pertencentes a mulheres.
Quando finalizado, o projecto vai transformar por completo o aeroporto e melhorar a sua capacidade de carga, acelerando um processo que na visão dos oficiais já começou.
A realidade actual é de um aumento exponencial de compras e trocas comerciais online, sendo que Newark tornou-se o centro regional para pequenas encomendas. De modo geral, o transporte aéreo de cargas suporta 22.000 empregos, gera 4 bilhões em vendas e 1.5 bilhões em salários na região de Newark, isto de acordo com os oficiais.
O Governador Phil Murphy mostrou-se muito satisfeito com o resultado do encontro e saudou a comissão de aprovação do projecto, reforçando que “O transporte aéreo de cargas é vital na cadeia de abastecimento internacional, e esta nova parceria Newark continuará a posicionar-se como líder global em termos logísticos”. Continuou ainda dizendo que “O novo centro vai prover necessários rendimentos à Autoridade Portuária, para além dos novos empregos”.
O Presidente da Port Authority, Kevin O’Toole esteve de acordo e reafirmou que “ Newark é um centro crítico na economia regional. Referiu igualmente “Esta parceria tem o potencial de aumentar a força de trabalho do aeroporto em 5% e estimular o seu importante papel na recuperação da nossa economia após os impactos da COVID-19”.
O porta-voz da Amazon por sua vez expressou o seu contentamento com a votação favorável do projecto e a indicação da Amazon como o melhor parceiro para ocupar este espaço no Aeroporto internacional de Newark.
Falta ainda uma negociação final, mas todos os envolvidos acreditam que este é um grande passo na direcção certa.
A cidade de Newark desde 2018 estava na corrida com outras cidades para acolher na sua região escritórios da Amazon e com esta parceria vêm aí grandes transformações que irão de certeza estimular a economia local e criar melhores condições de vida a quem aqui vive.