LIONEL MESSI: ‘Barça’ fez tentativa desesperada para o segurar
O Barcelona tentou até à última hora renovar contrato com o seu antigo jogador.
Segundo conta o jornal argentino ‘Olé’, que cita fontes do avançado do Paris Saint-Germain, o Barcelona terá mesmo feito uma proposta de última hora a Messi, que não terá partido de Joan Laporta, presidente do clube catalão.
A mesma fonte conta que a derradeira oferta foi feita por Ferrán Olivé I Canovas, o tesoureiro do clube.
A mesma previa que Messi assinasse um contrato válido por cinco temporadas, e que o argentino não receberia qualquer ordenado na primeira temporada do novo contrato.
O argentino jogaria, assim, de borla neste primeiro ano.
A oferta, segundo o jornal ‘Olé’, terá surgido já depois depois do clube ter anunciado em comunicado o ponto final nas negociações para a renovação de contrato de Messi, e de ter começado a retirar as referências a Messi, a começar pelo site.
Messi oficializado no Paris SG
O futebolista argentino foi terça-feira oficializado como reforço do Paris Saint-Germain para as próximas duas temporadas, com mais uma de opção.
O argentino vai deixar de usar a camisola 10, que usava no FC Barcelona, que pertence ao brasileiro Neymar, passando a vestir a 30, com a qual se estreou nos ‘blaugrana’.
O ‘Barça’ anunciou a saída de Messi divulgando que, “por razões económicas e estruturais”, não era possível inscrever o jogador na Liga espanhola, já que o clube não conseguiria cumprir o ‘fair play’ financeiro.
Um dia depois, foi a vez de o presidente do clube, Joan Laporta, explicar que renovar com Messi seria “colocar em risco” o futuro do clube catalão, que, disse, estar “acima de qualquer jogador, inclusive do melhor do mundo”.
O argentino, que venceu seis vezes a Bola de Ouro e outras tantas a Bota de Ouro, vai mudar pela primeira vez de clube, depois de 672 golos, 778 jogos e 34 títulos na equipa principal dos catalães.
Messi, que chegou ao ‘Barça’ quando tinha 13 anos, estreou-se pela equipa principal em 2004/05 e, em 17 épocas, arrebatou, entre outros troféus, quatro Liga dos Campeões e 10 ligas espanholas.
O internacional argentino revelou esta semana que pretende concretizar no Paris Saint-Germain o “sonho” de vencer novamente a Liga dos Campeões, durante a apresentação como futebolista do clube francês, após 21 anos ao serviço do FC Barcelona.
Ronaldo a seguir?
O Paris Saint-Germain entra em campo esta época com uma frente de ataque de meter respeito a qualquer um, com Mbappé, Neymar e o recém-chegado Messi, mas os responsáveis do clube parisiense já estão com a mente em 2022 e preparam-se para poder juntar o argentino ao seu principal rival pela Bola de Ouro nos últimos anos.
Segundo o jornal ‘AS’, Cristiano Ronaldo é dado como prioritário para os parisienses na próxima época, para colmatar a saída de Mbappé para o Real Madrid, que o clube já dá como certa.
O francês não deverá renovar com PSG, podendo sair a custo zero rumo a Madrid, mas o objectivo dos parisienses passa por trocar uma jóia por outra, tudo sem abrir os cordões à bolsa.
Ronaldo termina o seu contrato com a Juventus no final da presente época e assim poderá repetir o caminho de Messi e Sergio Ramos esta época, fazendo com que o PSG não tenha de pagar pela sua contratação.
A publicação acrescenta ainda que Jorge Mendes, agente do jogador português, já está ao corrente do plano de Al-Khelaifi, presidente do PSG, que sempre quis juntar o Ronaldo, Messi e Neymar, o pódio da Bola de Ouro 2015, em Paris.
Com Messi contratado por dois anos e Neymar até 2025, Ronaldo poderá juntar-se e completar o trio de ataque da próxima época.