EMPRESÁRIO PORTUGUÊS INAUGURA UNIDADE DE HABITAÇÃO NO BAIRRO SUL DE NEWARK, NJ

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

“A transformar a nossa grande cidade de Newark, uma casa de cada vez.”

É este o lema que motiva o empresário português Manny Rosa, que actua no ramo da imobiliária e construção, e família, a investir na maior cidade do estado de New Jersey. O fruto dessa aposta esteve à vista esta segunda-feira, na cerimónia do corte da fita de um dos imóveis de qualidade que fazem parte de um projeto de 60 casas que o grupo Rosa planeia pôr de pé em diferentes bairros da ‘Brick City’.

Estiveram no evento o próprio Manny Rosa, sua esposa Maureen Devore Rosa, vários corretores associados à Rosa Agency e ainda o vereador do Bairro Sul, John Sharpe James. “Trata-se na verdade de um projecto muito importante para o desenvolvimento económico do bairro, atendendo aos muitos terrenos vagos aqui existentes e sabendo-se que são poucos os construtores interessados em investir em lotes pequenos”, afirma o vereador Sharpe James, falando ao jornal LUSO-AMERICANO. “A família Rosa, no entanto, há já décadas que reconhece o potencial da cidade de Newark e não só constroem casas, como o fazem com qualidade. E tudo isto em pleno período de COVID, quando os materiais de construção estão muito mais caros. Têm, por isso, todo o meu apoio, do restante conselho municipal e do ‘mayor’.”

A casa inaugurada esta semana, o modelo ‘Forked River’, é um moderno imóvel de 3 famílias na Bergen Street, construída na combinação de dois lotes. “Apostámos numa arquitectura arejada e tanto assim é, que os carros até param quando passam para elogiar a casa”, diz Manny Rosa, em declarações ao jornal LA. “Valeu a pena, por isso, tudo o que sacrificámos em nome deste projecto.”

Construída pelas Lilac Development Group LLC e Benfica Development LLC, o imóvel alberga um apartamento com uma média de 1640 pés quadrados por cada andar, incluindo três quartos de cama, duas casas-de-banho completas, cozinha e sala-de-estar e jantar em área comum. “Há ainda quatro espaços de garagem, dois cobertos e outros dois ao ar livre”, acrescenta Manny Rosa, qu diz ter investido mais de 650 mil dólares no imóvel da Bergen Street.

O emigrante transmontano de Boticas acredita que o futuro passa não só pelo Ironbound. “Newark está a mudar todos os dias”, nota. “Há mais de 50 empresas ligadas ao mundo da construção em mãos de portuguesa, brasileiros e hispanos a investir aqui no Bairro Sul, porque os terrenos escasseiam n zona norte da cidade e no Ironbound, onde agora a construção se foca em unidade múltiplas.”

O grupo Rosa vai ainda mais longe e espera em 2022 iniciar a construção de 16 casas junto à Seton Hall University. A casa da Bergen St., por exemplo, que inclui área de lavandaria para cada apartamento  sistema interno vídeo de segurança, foi vendida por 750 mil dólares “e representa um dos valores mais altos registados no Bairro Sul”, nota a corretora Giane Luz, há 17 anos na Rosa Agency. “Grande parte do resto das casas deste projecto serão de 2 famílias e algumas de 1 família.”

O modelo inaugurado também beneficia da proximidade das auto-estradas, do acesso rápido a Nova Iorque e por estar perto da Penn Station.

A agência Rosa, com 46 anos de atividade, tem cinco escritórios em New Jersey e sede em Belleville.