4ª JORNADA DA LIGA: Sporting em Famalicão, Benfica e FC Porto em casa
O campeão Sporting tem amanhã, sábado, uma deslocação difícil a Famalicão, numa quarta jornada da I Liga de futebol em que o Benfica recebe o Tondela e o FC Porto joga em casa com o Arouca.
Nesta ronda, destaque ainda para o duelo sempre ‘quente’ do Minho entre Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, no domingo, no Municipal de Braga.
Dos três ‘grandes’, na teoria, o Sporting, que divide a liderança com o Benfica, parece ter a missão mais complicada, apesar de o Famalicão estar a ter um início de campeonato desastroso, com apenas derrotas nas primeiras três jornadas.
Contudo, na última temporada, em que o Sporting conquistou o título nacional, o Famalicão, juntamente com o FC Porto, foram as duas equipas que a formação comandada por Rúben Amorim não conseguiu vencer nos dois encontros na I Liga.
Aliás, os ‘leões’ nunca bateram o Famalicão desde que o emblema regressou ao principal escalão, após longa ausência, com dois empates e duas derrotas.
Em casa, registou uma igualdade (1-1 em 2020/ 21) e um desaire (1-2 em 2019/20) e fora aconteceu o mesmo (2-2 em 2020/21 e 3-1 em 2019/ 20).
O encontro está agendado para as 20:30 locais, já depois de, no mesmo dia, o FC Porto receber o Arouca, num encontro em que a equipa de Sérgio Conceição está obrigada a regressar às vitórias depois de ter ‘tropeçado’ na Madeira perante o Marítimo (1-1).
Otávio, lesionado, é baixa certa nos ‘dragões’, que vão encontrar um adversário historicamente ‘agradável’ e que só uma vez conseguiu ganhar no Dragão, em 2015/16, por 2-1, numa temporada problemática para o FC Porto, em que teve três treinadores.
No domingo, o Benfica recebe na Luz o Tondela, dias depois de ter alcançado um dos grandes objectivos desportivos e também financeiros da temporada, a entrada na Liga dos Campeões, depois um empate a zero no campo do PSV Eindhoven.
Como tem sido hábito, e após um jogo intenso nos Países Baixos, em que os ‘encarnados’ actuaram com menos uma unidade durante mais de 60 minutos, o técnico Jorge Jesus deverá fazer algumas alterações no ‘onze’ perante um adversário que vem de duas derrotas seguidas.