AUTOMÓVEIS ELÉCTRICOS: Vem aí o híbrido mais atrevido da Honda
A Honda está no caminho de um objectivo traçado e muito claro: electrificar a sua oferta no mercado automóvel.
Nesse sentido, tem transformado os seus carros a combustão, acrescentado ou substituindo-os por opções híbridas.
A marca lançou recentemente várias apostas, entre eles um avantajado Jazz.
A Honda pretende ter disponíveis seis carros electrificados até 2022.
Embora esteja a ser cada vez mais comum assistir a este tipo de meta, não deixa de ser ambiciosa.
Para isso, tem lançado novidades que vão começando a dar a conhecer aquilo que será o futuro.
Um exemplo foi o CR-V Hybrid que se veio juntar a outros com motor térmico nesta gama de SUVs, ou o caso do citadino poupado Jazz Hybrid ao qual foi substituído o motor a gasolina.
Assim, desta vez, o foco estará totalmente voltado para o Jazz Crosstar Hybrid.
A ascensão dos SUVs está a ser sentida em todas as gamas e segmentos.
Enquanto o novo Honda Jazz de quarta geração pode ser uma evolução bastante previsível do mais estável dos superminis na sua forma padrão, a Honda ampliou a gama para incluir esta nova versão Crosstar.
Aliás, não foi só a Honda que o fez, a tendência está bem marcada na oferta de muitos outros fabricantes.
De acordo com a Honda, este novo Jazz Crosstar preza por ser um “carro híbrido com a robustez de um SUV”, marcando “uma nova era de carros ecológicos da Honda, com um design desportivo”.
A combinação entre um motor eléctrico e um motor a combustão garante altos níveis de eficiência de combustível, a par de uma significativa redução do impacto ambiental associado a uma viatura privada.
No caso do Honda Jazz Crosstar Hybrid, a combinação entre dois motores eléctricos e um a combustão de elevada potência permite uma aceleração mais rápida, bem como uma condução mais silenciosa e uma transição de velocidades muito mais suave, atingindo uma velocidade máxima de 173 km/h.
Além disso, o novo modelo citadino da marca nipónica dá a conhecer a mais recente tecnologia híbrida e:HEV, que permite obter um consumo médio de 4,8l/100 km.
Assim como acontece no Honda CR-V Hybrid e no Jazz Hybrid, o Crosstar integra a tecnologia de gestão inteligente de energia i-MMD. Esta dispõe de três modos de condução – convencional, híbrido e elétrico -, otimizando a condução e oferecendo uma maior economia de combustível.