ESTADOS UNIDOS: Descoberto novo método de diagnóstico de doenças renais
Investigadores dos Estados Unidos da América divulgaram um relatório que destaca uma nova abordagem para o diagnóstico de doenças renais sem bases em raças e/ou etnias.
Os investigadores recomendaram a adopção da nova equação de creatina eGFR 2021 CKD-EPI que estima a função renal sem uma variável racial e sugeriram o aumento do uso de cistatina C combinada com creatinina sérica, como avaliação confirmatória da taxa de filtração glomerular (TFG) ou função renal.
Os investigadores afirmaram que a nova abordagem permite aos doentes saberem a sua última TFG e a TFG total para avaliarem se os novos cálculos da TFG total alteram o seu estado ou fase da doença renal.
A investigação mostrou que os doentes e os profissionais de saúde podem utilizar uma calculadora intuitiva que utiliza a nova equação para determinar um cálculo não baseado na raça para avaliar a sua função renal.
Os investigadores criaram este método tendo em conta que a maior parte das pessoas com doenças renais no país são negras, latinas, nativas americanas e asiáticas.
Assim sendo, este teve como objectivo combater as disparidades na saúde e desigualdades na prestação de cuidados de saúde.