MUNDIAL DE RALICROSSE: Finlandês Grönholm venceu ‘batalha’ de Montalegre
O finlandês Niclas Grönholm aproveitou a intensa e dura luta pela classificação geral do Mundial de ralicrosse, que continua em aberto entre Timmy Hansen e Johan Kristoffersson, para surpreender e vencer, no domingo passado, a corrida decisiva em Montalegre.
Na final da etapa portuguesa, as atenções na categoria ‘World RX’ estavam voltadas para a intensa batalha sueca entre o líder do Mundial, Timmy Hansen (Peugeot 208), e o segundo classificado, Johan Kristoffersson (Audi S1), mas foi Niclas Grönholm (Hyundai i20) quem mais saiu beneficiado.
Grönholm foi logo no arranque à ‘joker lap’, que todos os pilotos têm de fazer uma vez por corrida, e, ao impor um ritmo forte, intrometeu-se na luta pela vitória no circuito transmontano que recebeu no derradeiro dia milhares de espectadores, num total de sete mil que estiveram presentes no Circuito Internacional de Montalegre.
Antes, o três vezes campeão mundial e detentor do troféu Kristoffersson lançou um ataque forte à liderança da corrida de Timmy Hansen e na penúltima volta os dois tocaram-se na secção de terra batida, com o líder do Mundial a manter posição.
Kristoffersson teve ainda de defender a posição de Kevin Hansen (Peugeot 208) e ao subir um corretor e cortar a trajectória acabaria penalizado com cinco segundos e relegado para último lugar da final.
O toque entre estes dois pilotos esteve também em investigação, mas não houve penalização para o mais novo dos Hansen.
Mas a batalha intensa da penúltima volta fez com que o ritmo de Niclas Grönholm permitisse ficar na frente dos até então três primeiros, quando estes foram à ‘joker lap’.
Na frente da corrida o finlandês teve apenas de segurar Timmy Hansen até à bandeirada de xadrez e festejar pela primeira vez o triunfo em Montalegre.