Grupo ‘VivaVida’ junta-se à caminhada de sensibilização contra o cancro da mama
VivaVida, grupo de apoio aos sobreviventes e pessoas que estão em tratamento a doenças do foro oncológico, nasceu dentro do Mantena Global Care há 12 anos. Há dois anos, recebeu o certidicado de organização sem fins lucrativos e vem aumentando a cada ano, oferecendo apoio emocional, psicológico, transporte e visita a hospitais, cestas básicas de alimentos e, na medida do possível, financeiro.
O grupo reúne-se no último sábado de cada mês, na sede do ‘Mantena Global Care’, que, apesar de hoje estarem desvinculados, continua a ceder o espaço físico para as reuniões e outros tipos de suportes necessários ao crescimento do grupo.
Há um compromisso do VivaVida em oferecer anualmente, no mês de Outubro, recursos no valor de de $1.000 à American Cancer Society, destinados a pesquisas e tratamentos.
Esta doação é feita através da venda de camisetas e algumas doações que o grupo recebe ao longo das celebrações do ‘Outubro Rosa’.
Neste domingo, Dia Internacional do Cancro da Mama, determinado pela American Cancer Society, o VivaVida reuniu associados na sede do ‘Mantena Global Care’ para um farto café da manhã, com a colaboração da Betel Bakery, Altas Horas Lanches e Maria Rosa, voluntária que ofereceu os pães de queijo.
Após o café da manhã, o grupo, composto por aproximadamente 100 integrantes, saiu pela Ferry Street gritando palavras de ordem, alertando para a necessidade de fazer exames preventivos, a-companhado por Anthony Campos, escoltado pelos motards do ‘Indian Nights’ e pela Polícia de Newark, em direcção ao Prudential Center, onde se uniriam a centenas de outras organizações que lutam com o mesmo fim.
No final, a presidente do grupo VivaVida, composto por várias etnias do bairro, Vera Almeida, bem como outras integrantes do grupo como Zélia de Souza, Catarina Fer-nandes, Solange Paizante, agradeceram a colaboração e participação de todos que lá estiveram e que fizeram deste dia um dia diferente e que se espera ajuda na sensibilização das pessoas para a necessidade de se ficar atento e cuidar melhor da saúde.
A VivaVida vai continuar com as suas acções de apoio àqueles que infelizmente têm de enfrentar esta dura luta contra o cancro. O melhor caminho continua a ser a prevenção, que passa por manter uma vida activa e saudável, e realizar seus exames com regularidade.