10ª JORNADA DA LIGA: Líder Benfica com jogo de risco no Estoril Praia

A visita do Benfica ao Estoril Praia é de ‘risco’ para o líder da I Liga de futebol, numa jornada em que FC Porto e Boavista disputam o dérbi portuense, e o Sporting recebe o Vitória de Guimarães.

Os ‘grandes’ têm os jogos do campeonato todos no sábado, tendo em conta que antecedem a quarta jornada da Liga dos Campeões, com o Benfica a visitar o Bayern Munique na terça-feira, e o FC Porto a AC Milan na quarta, dia em que o Sporting recebe o Besiktas.

Na I Liga, liderada pelo Benfica, com apenas mais um ponto do que os rivais, a 10.ª ronda é de elevado grau de dificuldade para as ‘águias’, que parecem atravessar um momento menos bom e encontram no sábado a equipa surpresa da competição.

O Estoril Praia, proveniente da II Liga, é quarto classificado, e, depois de três jogos sem vencer, regressou no último domingo aos triunfos, em casa do Portimonense (2-0), emblema que tinha imposto na Liga a única derrota ao Benfica (1-0, na Luz).

A derrota com os algarvios deu início à pior fase da equipa de Jorge Jesus, goleada pelo Bayern Munique (5-0) na ‘Champions’, e com grandes dificuldades em Vizela (1-0), onde venceu nos descontos, além de exibições fracas na Taça ou na Taça da Liga.

O jogo no Estádio António Coimbra da Mota, onde o Sporting já venceu na sexta jornada (1-0, de grande penalidade) está marcado para as 19:00 locais, um pouco antes de os ‘leões’ receberem o Vitória de Guimarães e já depois do FC Porto-Boavista.

O campeão Sporting recebe os minhotos poucos dias depois de a equipa treinada por Pepa ter empatado em casa com o Benfica (3-3, depois de ter estado a perder por 3-1), em jogo que mantém em aberto a qualificação para a ‘final four’ da Taça da Liga.

Com a equipa quase a 100%, tendo apenas Tiago Tomás de fora, Rúben Amorim quererá manter a tendência vitoriosa da sua equipa, que atravessa a melhor fase na competição (quatro vitórias consecutivas) e impôs-se nas últimas épocas ao Vitória.

Um contexto similar para o FC Porto, também a jogar em casa, com o Boavista, após uma série de vitórias seguidas no campeonato e a querer aproveitar um eventual deslize dos rivais, embora durante a semana tenha perdido um dos objectivos da época.

Os ‘dragões’ voltaram a falhar na única competição que ainda não conquistaram, ao perderem nos Açores com o Santa Clara (3-1), ficando desde já fora da Taça da Liga.

Apesar do triunfo, na Liga o Santa Clara tem tido um desempenho oposto, com a equipa sem vencer há cinco jornadas e a cair para o 17.º e penúltimo lugar, de descida directa, com os mesmos pontos de Arouca (16.º) e mais um do que Belenenses SAD (18.º).

Nesta 10.ª jornada, os dois últimos defrontam-se, com o Belenenses SAD, a única equipa sem qualquer vitória na I Liga, a receber no domingo o Santa Clara.

São dois emblemas que já viram sair os treinadores com que iniciaram a época: os lisboetas deixaram de contar com Petit e entrou Filipe Cândido, enquanto nos açorianos Daniel Ramos foi para a Arábia Saudita e Nuno Campos assumiu a equipa.

Em outros jogos, destaque para o jogo que abre a jornada, com o também aflito Arouca (15.º) a receber hoje o Tondela (11.º).

A jornada encerra apenas no feriado de 1 de Novembro, na segunda-feira, com os jogos que envolvem Sporting de Braga e Paços de Ferreira, equipas que apenas hoje entram em campo na Taça da Liga.

No campeonato, o Sporting de Braga (quinto) recebe o Portimonense (sexto), quando estão separados por dois pontos, numa jornada que fica concluída com o embate entre Moreirense (14.º) e Paços de Ferreira (nono).