INVESTIGAÇÃO AMERICANA: Polpa de uva vermelha tem valor nutritivo elevado

Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos da América, verificaram que o bagaço, os restos sólidos de uva após a prensagem, pode ter um alto valor nutritivo. 

Os investigadores mostraram que dois estilbenos, compostos moleculares benéficos encontrados nas plantas, podem afectar os intestinos humanos e o microbioma do estômago de uma forma saudável. 

Os investigadores rastrearam tipos de uva chamados Vitis vinifera e Vitis labruscana assim como um híbrido interespecífico, para associarem os resultados associados ao consumo das uvas com os benefícios para a saúde.

Na investigação foi utilizada uma galinha como modelo ‘in vivo’ para determinar os benefícios nutricionais dos estilbenos, resveratrol e pterostilbeno.

Os investigadores injectaram extracto de estilbenos no líquido amniótico dos ovos de galinha, constituído principalmente por água e peptídeos, no 17º dia de desenvolvimento embrionário. 

O líquido amniótico e a solução nutricional adicionada foram então consumidos pelo embrião no 19º dia de incubação.

Os investigadores concluíram que o resveratrol e o pterostilbeno afetam o trato gastrointestinal, bem como outros sistemas fisiológicos e tecidos, tendo efeitos positivos e nutricionais sobre o microbioma intestinal.