Gianna Pereira, nasceu e cresceu em Long Branch, NJ e correu a Maratona de Nova Iorque
A analista digital Gianna Pereira, de 26 anos de idade, correu este domingo a sua primeira Maratona de Nova Iorque. Natural de New Jersey, onde cresceu e viveu em Long Branch até há 5 anos se ter fixado em Manhattan, Pereira levou a camisola da ‘New York Road Runners Team for Kids’, um grupo de corredores adultos que, ao participar no evento, contribui para a angariação de fundos destinados a programas orientados para a juventude; como compensação, são-lhes a- bertas as portas a mara- tonas de prestígio como a de Nova Iorque, proporcionando-lhes uma experiência de vida inesquecível.
“Em Julho deste ano, uma amiga minha que participou em 2019 convenceu-me a fazer parte da ‘NYRR Team for Kids’ e desde então que treinava para a maratona, apesar de o ter feito com mais intensidade nos últimos dois meses”, diz Gianna Pereira, em entrevista ao jornal LA.
Gianna Pereira nunca tinha feito uma prova do género e acredita “que está tudo na força da mente. Obviamente que para fazer uma distância como a que exige a Maratona de Nova Iorque se exige preparação física, mas se nos mentalizarmos de que somos capazes, poderemos ir muito mais longe do que aquilo que julgamos alcançar – e até surpreendermo-nos a nós próprios.”
Gianna Pereira é filha dos emigrantes Lucília e António Pereira, oriundos de Lapa Furada, São Mamede, Batalha – distrito de Leiria. Cresceu na região de Long Branch, em New Jersey, onde fez o liceu no Red Bank
Catholic High School e a escola ‘Lusitana’ do Clu- be Português local e onde ainda tem família. Gianna levou o número 20783 na camisola e diz que teve amigos e familiares a seguirem-na ao longo de vários pontos do percurso da maratona.
A Maratona de Nova Iorque compreende 26, 219 milhas e toca os quatro bairros da cidade. É a maior maratona do mundo, tendo contado em 2019 com 53,627 corredores. É organizada desde 1970 pela ‘New York Road Runners’.
Gianna formou-se na área da finança em 2017 pela Loyola University de Maryland; o seu percurso académico superior inclui ainda passagens pela University of Cape Town, na África do Sul, e pela Universidad Pontificia Comillas, em Espanha.