VEREADOR AUGUSTO AMADOR IMORTALIZADO EM ESTÁTUA NA CIDADE DE NEWARK, NJ

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O Liceu East Side, no coração do bairro mais português da cidade de Newark, o Ironbound, inaugurou quarta-feira, 17, no seu novo ‘Media Center’, uma estátua dedicada ao vereador português Augusto Amador, do Bairro Leste. A peça em bronze da figura política é assinada pelo escultor Camilo Satiro.

Augusto Amador com o director do Liceu East Side, Mário Santos, e as professoras Lúcia Antunes e Carla Nunes

Ao dirigir-se aos presentes, o director do liceu, o também português Mário Santos, sublinhou a colaboração de longa data entre o vereador (que, aliás, iniciou carreira política como membro do Comité Escolar de Newark) e o East Side e toda a dinâmica do ensino.

Natural da Murtosa, Augusto Amador garantiu já um lugar na história, sendo o primeiro português eleito vereador em Newark por força do voto popular.

O vereador Augusto Amador ao descerrar a bandeira que cobria a estátua

“Esta homenagem que hoje me é feita aqui é uma homenagem à comunidade inteira”, afirma o vereador Augusto Amador, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “Recordo-me de como era este liceu há 30 anos, antes mesmo de ter sido eleito vereador. Era terrível, havia lixo por todo o lado na escola, os estudantes envolvidos em situações de conflito e a liderança inexistente. Com a vinda do Dr. (Mário) Santos e com as mudanças que operou, juntamente com a sua equipa, transformou-se o liceu no exemplo que hoje representa, tendo-se tornado num dos factores de orgulho do Ironbound.”

O escultor Camilo Satiro e o casal Amador junto à estátua

Amador acrescenta mesmo que, nos dias que correm, há listas de espera para vagas no liceu da Van Buren Street, “quando antes os pais dos alunos que chegavam à entrada na escola secundária preferiam muitas vezes mudar-se para não terem de articular os filhos aqui.”

Augusto Amador com o cônsul-geral de Portugal em Newark, NJ, Pedro Monteiro (à esquerda) e José Carlos Adão, coordenador-adjunto do ensino

Augusto Amador não oculta sentir-se “orgulhoso” com a homenagem, “porque compreendo que o nível de educação de uma instituição de ensino como o East side define a qualidade de uma comunidade. Foram esses os princípios que me guiaram desde sempre e que se mantêm prioritários para mim: isto não tem nada a ver com edifícios, paredes ou homenagens, tem a ver com a vida das pessoas e, na minha perspectiva, o essencial é que a vida das pessoas seja um factor de transformação para melhor.”

A cerimónia arrancou com o entoar do hino americano pela luso-americana Nicole Ferreira, registando-se a presença de uma pequena guarda de honra do exército; Pedro Botas interpretou alguns números de fado e Tiago Afonso, no final, um número à concertina.

Um numeroso grupo de alunos de português do liceu, ‘Os Académicos’, marcaram presença, com dois deles a declamarem versos dedicados ao homenageado. Duas professoras de português do East Side – Lúcia Antunes e Carla Nunes – fizeram a apresentação do programa.

O homenageado com grupo de alunos de português do clube ‘Os Académicos’

Entre as entidades que fizeram intervenções, sublinhe-se o cônsul-geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, o coordenador-adjunto do ensino José Carlos Adão, Roger León, superintendente do Sistema de Escolas Públicas de Newark e Seth Grossman, director-excutivo do IBID.