48.º ANIVERSÁRIO DA IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DA CIDADE DE ELIZABETH, NJ
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
“Esta comunidade é merecedora de tudo o que tem e digna daquilo que quer ter.” Foi com esta mensagem que o padre Nuno Rocha quis marcar a passagem dos 48 anos de actividade da Igreja Nossa Senhora de Fátima de Elizabeth, estado de New Jersey. A efeméride foi comemorada com uma missa de aniversário ao meio-dia, seguida de um almoço no salão da igreja.
Ao Pe. Rocha e ao conselho pastoral, juntou-se uma mão cheia de entidades oficiais e associativas – entre eles o ‘mayor’ Chris Bollwage, o cônsul-geral Pedro Monteiro, o juiz municipal Júbilo Afonso, a membro do Comité Escolar Stephanie Pestana, o conselheiro das comunidades Manuel Viegas, o presidente do Portuguese Instructive Social Club, Fernando Albuquerque, o presidente do Elizabeth Portuguese Lions Club, Jaime Lopes, o presidente do Comité do Dia de Portugal, Jorge da Costa, os ‘trustees’ Marie Pimentel e Fernando de Jesus, Sr., o presidente da Troop 101 dos Escoteiros Tony Rodrigues e os padres Lauro e Simon.
Os escoteiros ligados à N.S.F. fizeram a ‘guarda de honra’ e Diana Mendes deu voz aos hinos norte-americano e português, tendo o jantar sido servido pelo restaurante ‘Valença’.
Ao dirigir-se aos presentes, o padre Nuno Rocha lembrou que “nós temos aquilo que ansiamos, tal como diz Jesus Cristo, porque procuramos ser felizes e estar uns para os outros. Quanto já não a gente construiu aqui em 48 anos e, com a graça de deus, vamos continuar a construir.”
O líder espiritual, a quem lhe diga que “você não pára”, faz de imediato questão de notar que “não sou eu quem não pára, são os paroquianos que não param, porque acreditam nesta igreja e nesta comunidade maravilhosa.”
O padre disse que as obras das casas-de-banho e em outras áreas da igreja caminham para o fim. “O próximo projecto? Pergunte ao povo, eles é que sabem.”
Ao reconhecer uma representação da Igreja N.S.F. de Newark, o Pe. Nuno Rocha sublinhou também lá ter o coração. “Aqui eu trabalho e, sim, sou feliz, mas lá aprendi a amar Deus e celebrei a minha primeira missa.”
A I.N.S.F., com sede no 403 da Spring St., tem sido um baluarte de fé e um porto de abrigo espiritual para a comunidade portuguesa de Elizabeth há já quase meio século. Por ela passaram já o Mons.º João Antão, o Rev. José Manuel e os padres João Carlos de Sousa, Danny Rodrigues, Joseph Simon, Mário Oliveira e António Pereira.