CENTENÁRIO | MOSTRA DE ARTE E CULTURA DO SPORT CLUB PORTUGUÊS DE NEWARK, NJ

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

A PROVERBO, secção literária e cultural do Sport Club Português, juntou-se às grandes comemorações do Centenário da colectividade e levou a efeito um evento no espaço ‘Firehouse Gallery’, em Newark, NJ, intitulada ‘Art & Culture: 100th Years Celebration Exhibit’. A coordenação da iniciativa está a cargo de Fernando Silva, Cláudia Garzesi, Ana T. Martins, Jack Costa e João Martins e conta com vários apoios – ente eles o do gabinete do vereador Augusto Amador, da câmara municipal de Newark e do IBID (Ironbound Business Improvement District).

Trata-se de uma mostra de arte nas suas diversas valências, da escultura à pintura, passando pela literatura e fotografia.

A abertura da exposição contou com a presença do cônsul-geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, vereador Augusto Amador, do Bairro Leste e Jack Costa, vice-presidente da mesa da Assembleia Geral do SCP.

“A cultura portuguesa, em particular, faz parte de uma tradição com raízes fortes no Ironbound, uma das áreas, aliás, em que eu me envolvi muito”, afirma o vereador Augusto Amador, em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO. “O que está em exposição, hoje, é uma mistura de culturas que, mais do que nada, serve como uma forma de respeito pela cultura lusa  pelo trabalho que os portugueses têm feito nesta comunidade.”

As cerimónias, conduzidas por Jack Costa, incluíram o entoar dos hinos dos EUA e Portugal (por Andréia Miguens), as intervenções de Pedro Monteiro e Augusto Amador, entre outros, e a entrega de um quadro a retratar o edifício dos bombeiros da Congress Street à respectiva corporação.

Jack Costa anunciou ainda a oferta ao espólio do SCP de um diploma do avô do empresário Jack Coelho, que se acredita ter sido um dos pioneiros da agremiação.

Houve ainda espaço para se dizer poesia, com declamações de Augusto Amador e João Martins.

Participaram na mostra António Rendeiro, Camilo Satiro, Ana T. Martins, Andréia Matos, Yuri Lev, Cristina Soares, Joaquim G. Pinto, Maria H. Mendes, Dino Gravato, Ana M. Lobo, Malik Whitaker, Sónia Valente, Anker West, Fernando da Silva, Ivone Martins, Laura Rodrigues, João S. Martins, Augusto Amador, Francisco Vieira, Luís Pires, Alexandra Farela, Glória Melo, TóZé Silva, Baldomiro Soares, Ondina Silva, Corina Calado, Cláudia Gouveia e Nuno Pedreiro.

A criação artística no Ironbound está de boa saúde e recomenda-se.