GP DE ABU DHABI DE FÓRMULA 1: Verstappen campeão após final espectacular

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se, domingo, campeão mundial de pilotos de Fórmula 1, ao bater o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) na última volta da última corrida da temporada, em Abu Dhabi, que deu o título de construtores à Mercedes.

Verstappen, que perdeu a liderança da corrida logo no arranque, recuperou o primeiro lugar na última volta depois da intervenção do ‘safety car’, devido ao despiste do canadiano Nicholas Latiffi (Williams).

Max Verstappen é, assim, campeão pela primeira vez, o 34.º diferente da história da Fórmula 1, com oito pontos de vantagem sobre Hamilton, enquanto a Mercedes venceu o Mundial de Construtores pela oitava vez consecutiva.

Em Abu Dhabi, a corrida começou (como tantas vezes ocorreu ao longo da época) com uma manobra polémica entre os dois. 

Verstappen partia na ‘pole position’ e Hamilton do segundo lugar, mas o piloto da Mercedes arrancou melhor e passou para a liderança logo a abrir.

Só que, ainda na primeira volta, Verstappen tentou recuperar a liderança e forçou Hamilton a sair dos limites da pista para segurar a posição. 

O holandês protestou e pediu que Hamilton fosse obrigado a deixá-lo passar, mas os comissários de corrida não acharam que tal fosse justificado.