98.º ANIVERSÁRIO DO PORTUGUESE SPORTING CLUB DE PERTH AMBOY

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

“98 anos não são 98 dias”, sublinhou o cônsul-geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, ao dirigir-se sábado aos presentes no salão nobre do Portuguese Sporting Club da cidade de Perth Amboy. E não são – são quase um século de esforço, suor, dedicação e amor a Portugal e ao associativismo.

A data foi comemorada com pompa e circunstância, assinalando-se ainda a presença do ‘mayor’ Helmin J. Caba, do juiz municipal Júbilo Afonso (de Elizabeth), do conselheiro das comunidades Manuel Viegas e do coordenador-adjunto do ensino José Carlos Adão.

O abraço de outras agremiações chegou, e forte, por via do presidente do PISC, Fernando Albuquerque, do Clube Português de South River, Lourdes Francisco, do Newark Sport e Benfica, Maria Cordeiro e do Elizabeth Portuguese Lions, Jaime Lopes.

“Não é a celebração em si, mas a data, que, na minha óptica, representa muito para o Clube”, nota o presidente Carlos Rei, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “Importante porque traduz a demonstração do esforço de todos os sócios, directores e voluntários ao longo destes 98 anos. Só dessa forma tem sido possível festejarmos ano após ano a data da nossa existência.”

Rei, que quer conduzir o ‘barco’ até ao centenário, pede aos sócios e comunidade em geral que “não deixem morrer esta casa. De minha parte, vou fazer o possível e até o impossível para que tal nunca suceda. E não se pede muito: apenas que frequentem o clube e que façam dele também a sua casa.”

No salão esteve o associado mais antigo vivo, o caldense Joaquim Costa, na América desde 1966. Presidente no biénio 1973/74, reconhece que “o clube é a minha segunda casa. Trabalhei aqui muito, enquanto a idade me permitiu, e, do que depender de mim, nunca encerrará portas.”

A apresentação da noite esteve a cargo da dupla Paulo Almeidinha e Ruth Gilligan. A bênção da refeição dada pelo Pe. Lauro Sedlmayer.

Registe-se a presença de 5 ex-presidentes (Manuel Fontes, Joel Palhais, Joaquim Costa e Álvaro Domingues) e a entrega de um donativo de 5 mil dólares por uma entidade bancária local.