PORTUGUÊS MÁRIO SANTOS DEIXA EM JUNHO O CARGO DE DIRECTOR DO MAIOR LICEU NA CIDADE DE NEWARK
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
O Dr. Mário Santos, director do Liceu ‘East Side’, a maior escola secundária na maior cidade do estado de New Jersey, Newark, adiantou ao jornal LUSO-AMERICANO que se afasta do cargo em Junho próximo. “Vai ser a última cerimónia de graduação a que presido”, diz o ‘principal’. “É o fim da minha jornada no Liceu ‘East Side’, onde estou há 18 anos como director. Vou passar a batuta às gerações e educadores mais novos, é tempo de sair.”
O educador português, a quem se atribuem os méritos da transformação positiva por que passou o ‘East Side High School’ nas últimas duas décadas, promete que se vai “reinventar e continuar a dedicar-me a outras causas ligadas ao ensino. Isto é o que realmente gosto de fazer.”
Caberá ao superintendente de escolas da cidade de Newark e ao Comité Escolar da cidade nomear o seu substituto.
O Liceu ‘East Side’, com cerca de 2 100 alunos (apesar de ter capacidade para 1 800), absorve alunos dos 14 aos 18 anos de idade, que assim aqui completam do 9.º ao 12.º ano de escolaridade. Desde uma reestruturação do sistema de escolas públicas da cidade que também aceita alunos que não vivam no código postal 07105. “Quando chegam ao 8.º ano, os alunos em Newark podem escolher para que liceu querem seguir”, explica o Dr. Mário Santos. “Como proporcionamos um programa de 4 anos com um ‘full associate degree’, para além do diploma do liceu, é grande o interesse pela nossa escola. Aliás, este ano temos 150 ‘juniors’ e ‘seniors’ que se vão graduar e daqui transitam directamente para universidades como a ‘Rutgers’ e a ‘Montclair’; os ‘seniors’, por exemplo, passam de imediato a ‘juniors’ na universidade, sem precisarem de ser ‘freshmans’.”
Sob a sua gestão, o Liceu ‘East Side’ passou de 80 alunos no quadro de honra em 2005, para cerca de um milhar actualmente. “Foi uma grande transformação para melhor e a nossa reputação hoje é muito boa, somos a imagem daquilo que o Ironbound é capaz de fazer em prol de toda a cidade”, nota.
Com uma disciplina de português no programa curricular, e um clube de falantes do idioma – ‘Os Académicos’, cerca de 10% dos alunos do ‘East Side’ ainda são de origem portuguesa. “Se contabilizarmos os estudantes brasileiros, então perto de 25% dos nossos alunos falam português”, afirma o Dr. Mário Santos.
Mário Santos nasceu em Quinta do Cedro, perto de Camarneira, na Bairrada, e tinha 7 anos quando emigrou para Newark, NJ. Frequentou as escolas públicas do Ironbound, incluindo o ‘East Side’, e formou-se em Ciências Políticas e Comunicações pela Rutgers University, em New Brunswick; faria depois um mestrado em ensino bilingue pela Kean University e um doutoramento em gestão na área do ensino pela Seton Hall University.
Começa carreira no professorado precisamente no ‘East Side’, passando depois a vice-director da Wilson Avenue School e, mais tarde, a ‘principal’ no liceu onde agora se encontra.
O educador é defensor do chamado ensino orientado. “Os alunos têm de descobrir primeiro em que área se movimentam melhor, qual a sua vocação, seja em Letras ou Ciências, e depois aprofundarem-se nessas disciplinas”, opina. “O papel da escola não é apenas ensinar a ler, escrever e contar, temos a obrigação de fornecer aos alunos as primeiras ferramentas para que venham a ser profissionais competentes e de sucesso e seres humanos com valores. Há que lhes incutir o gosto pelo pensamento crítico, ensinar-lhes a ter perseverança e a serem resilientes, prepará-los para enfrentar o mundo real.”