CRISTINA SANTOS MARQUES ASSUMIU PRESIDÊNCIA DO CLUBE PORTUGUÊS DE YONKERS, NO ESTADO DE NOVA IORQUE
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
Cristina Santos Marques tornou-se dia 30 de Janeiro a nova presidente da direcção do Portuguese-American Community Center (PACC) da cidade de Yonkers, no condado nova-iorquino de Westchester. Com cerca de 350 sócios activos, o Centro, fundado em 1930, vai ser a primeira associação portuguesa do Estado ‘Império’ – das ainda existentes – a chegar, em 2030, ao seu centenário.
“Desde os 15 anos que frequento o Centro”, conta a presidente Cristina Santos Marques, natural de Cantanhede, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Tinha 11 anos quando cheguei à América e a minha família começou desde logo a ir à Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Yonkers. Quando o meu irmão se juntou ao Centro, eu, como jovem adolescente, segui-lhe os passos. Até hoje.”
Aos 18 anos, Cristina Santos Marques já dava aulas de inglês na Escola ‘João de Deus’, do PACC, “a emigrantes que chegavam de Portugal a esta zona de Yonkers”, muito embora o seu primeiro cargo directivo tenha sido o de directora da Comissão de Festas. “De uma forma ou de outra, tenho estado sempre envolvida na vida do Centro”, nota a dirigente associativa.
Marques conhece os meandros do Centro também a nível administrativo; afinal, esta é a segunda vez que assume a sua presidência, tendo ocupado o cargo pela primeira vez de 2012 a 2016.
“O envolvimento na vida associativa, para mim, é muito importante porque, apesar de ter vindo pequena para cá e já ter passado a maior parte da minha vida nos Estados Unidos, fui criada no Centro, sempre muito próxima das nossas tradições e cultura”, afirma Cristina Marques Santos. “É uma forma de continuar a viver Portugal em Westchester e, no fundo, dar continuidade àquilo que os pioneiros da nossa comunidade criaram. É uma missão que levo muito a sério e creio que o demonstro com esta minha dedicação ao PACC.”
A presidente descreve como “familiar” o ambiente que os voluntários do PACC vivem. “Somos mesmo uma grande família que trabalha em uníssono pela comunidade.”
As grandes apostas do Centro, no tocante à ligação às raízes, centram-se na Escola ‘João de Deus’ e no Rancho Folclórico ‘Amigos do Minho’. “Queremos trazer de volta ao nosso Centro a primeira geração de luso-americanos, que têm hoje entre 20 e 30 anos, e que, curiosamente, muitos deles até foram criados na vida associativa. Queremos que voltem, que abracem esta paixão por Portugal que sei que alimentam e que façam da dedicação ao Centro uma forma de se ligarem às raízes. É geralmente nessas idades que se começa a dar valor àquilo que é o nosso ADN, as nossas origens.”
A presidente diz mesmo que urge abraçar este segmento da população luso-americana, sendo ele a garantia de continuidade “das nossas associações, porque nós não vamos durar para sempre.”
Cristina Santos Marques quer, dentro desse âmbito, trazer de volta o concurso Miss Yonkers da comunidade portuguesa e ainda as comemorações do 10 de Junho, uma tradição de longa data na cidade que inclui uma cerimónia oficial de içar da bandeira no ‘City Hall’.
A presidente deixa como mensagem a todos os que já fizeram parte do PACC e que, “por uma razão ou outra se afastaram, que voltem, continuem a viver esta paixão por Portugal e por aquilo que é nosso, regressem aos vossos clubes e associações; lembrem-se da razão porque estiveram na comunidade e venham reviver esses tempos, reconciliem-se com os clubes. Nós precisamos destas pessoas e, porque se afastaram, não quer dizer que estejam esquecidas por aqueles que ficaram.”
Pede ainda que se reflicta “sobre o que somos, como portugueses, e sobre o que estas associações representam para cada um de nós. Vamos continuar a levar Portugal avante neste grande país, vamos voltar a viver com esperança e fé.”
PORTUGUESE-AMERICAN
COMMUNITY CENTER (PACC)
[Direcção 2022]
Presidente: Cristina Santos Marques
Vice-presidente: Luís Custódio
Tesouraria: Sandra Henriques, Sandra Peixoto, Júlio Viegas
Secretaria: Aurora Pereira, Ana Franco, Linda Confeiteiro
Vice-presidente para a área de festas: Joana Proença
Vice-presidente para a área de Alugueres: Fernando Santos
Directores para a área do Bar: Luís Pastilha, António Confeiteiro
Directores para a área de Festas: Sílvia Viegas, Maria Braz, Joe Gil
Directora de Juventude: Olívia Proença
Escola ‘João de Deus’: Maria Braz Pinto (presidente), Adélia Lendy, António Valente
Rancho Folclórico ‘Amigos do Minho’: António Magalhães
Secção de Obras de Caridade: Trinidade Santos