ANA PAULA REBELO TOMA HOJE POSSE COMO PRESIDENTE DO CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS DE DANBURY, CT
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
Toma posse hoje, domingo, 13 de Fevereiro de 2022, como presidente da direcção do Centro Cultural Português de Danbury, em Connecticut, a emigrante natural de Caldas da Rainha Ana Paula Rebelo. Ligada a esta que é uma das maiores associações luso-americanas da Costa Leste desde os seus primórdios, a dirigente associativa entra assim para a sua história como a terceira mulher a ocupar o cargo.
“É necessária muita dedicação para se assumir este cargo, sobretudo aqui no nosso Centro, dadas as suas dimensões”, afirma Ana Paula Rebelo, em entrevista exclusiva ao jornal LUSO-AMERICANO. “Não o fiz antes por razões familiares e profissionais, que me impossibilitavam de assumir esta responsabilidade, apesar de ter dado sempre o meu contributo a outros níveis.”
O Centro Cultural Português, à falta de elenco directivo, esteve nos últimos meses à mercê de uma comissão gestora que, após duas assembleias gerais onde o impasse não se resolveu, estava decidida a encerrar as portas da colectividade. “A falta de voluntários e a situação de pandemia estão a afectar muito o movimento associativo”, explica Rebelo, que decidiu aceitar o desafio e formar direcção. “Não cabia em mim, que fiz parte do movimento de apoio à união dos clubes que deram origem a este Centro, a ideia de ver esta casa encerrada. Isso afectou-me muito; afinal, tínhamos prometido às velhas guardas da vida comunitária, há 20 anos, que esta era a melhor solução para todos, para sobrevivermos. Para onde iriam, depois, os nossos membros mais idosos, que frequentam o Centro para conviver, tomar um café, ler o jornal e jogar cartas?”
Ana Paula Rebelo vive em Connecticut desde 1985 e fizera-se sócia do extinto Portuguese-American Club (PAC) de Danbury em 1993. Quando, por volta de 1998, surge a ideia de união do PAC ao Clube ‘Filhos de Portugal’, aderiu à ideia e fez parte de um grupo de senhoras que arregaçou as mangas e se lançou numa grande campanha de angariação de fundos para as obras de construção do edifício na Sand Pit Road.
Ao longo os anos, foi assumindo diversos cargos e tarefas, sempre a título voluntário, e integrou mesmo a comissão de festas da histórica primeira direcção, encabeçada pelo advogado Agostinho Ribeiro. Integraria ainda a comissão de sócios e a presidência da Banda Filarmónica ‘Filhos de Portugal’, agregada ao Centro.
Ana Paula Rebelo chega à direcção do Centro numa fase igualmente histórica – o 20.º aniversário de existência, que a COVID-19 impediu que se festejasse, no ano passado. “Vamos fazê-lo agora com uma gala em Abril, onde pretendemos, ainda assim, não ter mais de 450 pessoas.”
A sede social do C.C.P. é considerada uma das melhores no seio das comunidades lusas espalhadas pelo mundo, sendo até, por vezes, comparada à de Caracas, na Venezuela. À parte um mega salão nobre com capacidade para 600 pessoas, inclui várias outras salas de convívio, um restaurante (‘Caravela’), uma ampla área de bar aberta diariamente aos membros, um pavilhão gimnodesportivo, ginásio, elevador, biblioteca, esplanada e campo de futebol com bancadas e um amplo parque de estacionamento.
Na sua óptica, “a falta de participação dos sócios na vida do Centro é o nosso grande dilema. Torna-se muito mais fácil gerir uma casa destas quando se tem o apoio dos sócios”, sublinha. “Sem a sua participação, não há razão para termos portas abertas. Essa vai ser a grande missão a que nos vamos entregar, trazer a comunidade de regresso ao Centro: venham cá almoçar ou jantar, tomar um cafe, conversar, participem nas nossas festas e eventos – tudo isto é a melhor forma de apoiar e de manter o Centro.”
A nova presidente quer transformar os obstáculos em motivação “para encontrar soluções para os problemas que possam afectar o Centro.”
Ao mesmo tempo que assume estas funções, Ana Paula Rebelo, mãe de uma jovem profissional de enfermagem, embarca também numa nova aventura profissional: após mais de três décadas no Hospital de Danbury, assume dia 8 de Março novas responsabilidades na área do tratamento oncológico no Phelps Hospital, do grupo Northwell Health, no condado nova-iorquino de Westchester.