University Hospital tem agora elemento de ligação à comunidade
O ‘University Hospital’ de Newark, no estado de New Jersey, acaba de nomear o seu primeiro elemento de ligação cultural à comunidade luso-americana. Para o lugar, foi Maria de Almeida, que terá como prioridade fazer chegar os serviços daquela unidade médica aos utentes de língua portuguesa.
O ‘University Hospital’ pretende assim dar ênfase às necessidades específicas da comunidade portuguesa, identificando as suas prioridades directas. Maria de Almeida terá como função explicar à comunidade que tipo de serviços e apoios poderão beneficiar no ‘University Hospital’. Servirá igualmente de intérprete para pacientes com dificuldades no domínio do inglês.
Maria de Almeida acumula 19 anos de experiência na área da saúde, tendo estado, nos últimos 11 anos, afecta à área do transplante de fígado, guiando os utentes do ‘University Hospital’ de Newark pelos complicados caminhos dos cuidados de saúde, facilitando-lhes a vida.
Antes de se ter juntado ao ‘University Hospital’, Almeida foi técnica de cuidados de emergência no St. Michael’s Medical Center de 1998 a 2000 e ainda técnica socorrista (EMT) em Kearny.
“Estou muito entusiasmada por poder combinar a minha paixão pelas raízes portuguesas à actividade de assistência a quem precisa no campo da saúde”, afirma Maria de Almeida, em comunica- do de imprensa distribuído ao jornal LA. “É importante esta aproximação às comunidades, tendo em atenção factores étnicos como a língua e até características culturais – sobretudo nesta altura da pandemia.
A profissional nasceu em Braga e cresceu em Arcos de Valdevez, tendo emigrado em 1984 para New Jersey; formou-se pelo Eastwick College (em Ramsey, NJ) em 1999, depois de ter feito o liceu em Harrison e a escola portuguesa local, no Centro ‘Romeu Cascais’.