CINEMA: Documentário português seleccionado para festival nova-iorquino
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
O documentário ‘Zé Pedro Rock’n’Roll’, do realizador português Diogo Varela Silva, de 51 anos, foi seleccionado para a edição de 2022 do NYC International Film Festival. A informação foi confirmada ao jornal LUSO-AMERICANO pelo próprio cineasta.
“Estou muito contente com o percurso que o documentário tem feito, sobretudo pelos 19 prémios já conquistados”, afirma Diogo Varela Silva, falando ao telefone de sua casa em Lisboa. “A princípio pensei que seria um projecto mais para os portugueses, a história de um rocker que quis formar uma banda e fazer acontecer, mas acabou por se tornar uma história universal.”
O NYCIFF diz no seu portal oficial que o objectivo do festival é ajudar a promover jovens talentos de todo o mundo na área do cinema, trazendo as suas obras até Nova Iorque, “o centro da indústria cinematográfica independente.”
Fundado em 2008 por Roberto Rizzo, o festival chega este ano ao 14.º aniversário e atribui uma mão cheia de prémios em diversas categorias.
O documentário gira em torno da história do guitarrista Zé Pedro, de uma das mais conhecidas e bem sucedidas bandas portuguesas de rock, ‘Xutos & Pontapés’ (que em Abril actuará nos EUA na 10.ª edição dos IPMA, em Providence, RI).
Diogo Varela Silva, entretanto, está já em fase final de produção do seu próximo docuimentário, sobre o pintor português João Ayres.