Presidente da República diz que país enfrenta “outro tipo de pandemia” com o aumento dos combustíveis
O Presidente da República afirmou hoje que o país enfrenta “outro tipo de pandemia” com o aumento do preço dos combustíveis, para os quais considerou que as respostas têm de ser encontradas à medida que a situação vai “evoluindo”.
“Há uma avaliação semanal para ir ajustando aquilo que é aprovado em determinado momento, vivemos assim quando se vive em guerra de duração ainda indefinida, os custos também são indefinidos e há que encontrar respostas à medida que as circunstâncias vão evoluindo”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
Em declarações aos jornalistas, à margem da sessão solene de abertura do XVIII Congresso da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), que decorre em Braga, o Presidente da República salientou que também na pandemia da covid-19, as respostas foram dadas conforme a situação ia evoluindo.
“Esperemos que não seja nada que se pareça em duração com a pandemia, mas é um outro tipo de pandemia aquela que hoje estamos a enfrentar”, disse o chefe de Estado, referindo-se ao aumento do preço dos combustíveis.
Marcelo Rebelo de Sousa salientou ainda que, quanto mais tempo durar a invasão russa, “maiores serão os efeitos económicos e sociais”, lembrando que o aumento dos combustíveis atinge “economias um pouco por toda a parte e também em Portugal”.