NEWARK: DISCURSO DO ‘ESTADO DA CIDADE’ DO ‘MAYOR’ RAS BARAKA TEVE ‘TOQUE’ PORTUGUÊS
Por HENRIQUE MANO | News Editor
No costumeiro discurso do ‘Estado da Cidade’, o presidente da câmara de Newark, Ras Baraka, fez terça-feira referência à imigração portuguesa para os Estados Unidos e convidou duas crianças luso-descendentes do Ironbound a subirem ao palco do NJPAC – onde o evento teve lugar.
No penúltimo parágrafo da sua intervenção, ao descrever a ‘Brick City’ como um centro urbano de acolhimento de gente de todos os quadrantes do mundo, Baraka fez uma referência à erupção do vulcão dos Capelinhos, nos Açores, na década de 50, que resultou na vinda de milhares de açorianos para os EUA, com uma cota de vistos aprovada pelo Congresso norte-americano; ao fazê-lo, o autarca quis incluir, simbolicamente, a dinâmica comunidade portuguesa do Ironbound no mosaico de nacionalidades que compõem Newark.
“Ninguém nos vai dividir”, sublinhou o ‘mayor’, “e quando tentam fazê-lo, qual é a nossa resposta? Damos as mãos entre bairros e quarteirões. Aprendemos os idiomas uns dos outros e saboreamos as culinárias das nossas origens. Quebramos essas barreiras artificiais e atravessamos linhas imaginárias. Mostramos ao mundo aquilo que somos. Mostramos ao mundo que este é o futuro de Newark.”
E, em apoteose, juntam-se a Baraka um grupo de dezenas de crianças de diversas etnias, onde se incluem duas de origem portuguesa: Michael Carvalho, 10, e Beatriz Machado, 11, do Rancho Folclórico ‘Dança na Eira’, da Fundação Bernardino Coutinho.
O discurso do ‘Estado da Cidade’ contou ainda com a presença do cônsul-geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, como convidado da câmara, e de algumas figuras comunitárias, nomeadamente o presidente da União de Clubes Luso-Americanos de New Jersey, Fernando Grilo, a presidente do Sport Club Português de Newark, Helena Vinhas, o presidente da Casa do Minho de Newark, Jack Barreira, e da presidente do Rancho Folclórico ‘Dança na Eira’, Judite Silva. Estiveram ainda dois representantes do Rancho Folclórico ‘Barcuense’, Manny Pereira e José Carlos.
Mencione-se ainda que marcaram presença a ‘mayor’-adjunta Lígia de Freitas, o capitão João Carvalho, da 3.ª Esquadra da Polícia no Ironbound, a assessora portuguesa Ângela Williams, do gabinete do ‘mayor’ Baraka, dois candidatos a vereador pelo Bairro Leste, Anthony Campos e Louis Weber e Vince Bagliveo, em representação do IBID.
Na sua intervenção, que se seguiu a alguns números musicais e de poesia, o ‘mayor’ Ras Baraka lembrou o que têm sido as prioridades da sua administração, nos últimos anos, nos vários campos sociais – da habitação à saúde, passando por uma política de segurança pública com justiça para todos e pela criação de oportunidades económicas para as camadas mais vulneráveis.
Baraka comprometeu-se ainda em continuar a apostar em políticas de defesa do meio-ambiente e lembrou ter sido capaz de eliminar o défice municipal de 93 milhões de dólares que afligiam os cofres de Newark.
Em ano de eleições municipais, Ras Baraka fez ainda questão de dizer que, apesar de já muito ter sido feito pelo bem de Newark e da sua população, muito mais, ainda, fica por fazer.