Biden Visita Polónia durante viagem à Europa

O Presidente norte-americano vai visitar a Europa e discutir com os aliados europeus o futuro do conflito russo-ucraniano.

O Destino é o país que mais tem sofrido com a crise de refugiados, a Polónia.

A hipótese já havia sido adiantada pelo governo polaco, e está confirmada: será na sexta-feira, um dia depois de Biden participar na cimeira da NATO, em Bruxelas.

O presidente norte-americano estará em Varsóvia, para conversações com o seu homólogo polaco, Andrzej Duda.

Durante a estadia em Bruxelas, Biden participará também em encontros dos líderes do G7, na Alemanha, e com os chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

Encontros esses marcados pelo objectivo de “debater os esforços internacionais de apoio à Ucrânia e [para] impor à Rússia custos graves e sem precedentes por causa da sua invasão”, lê-se no comunicado da Casa Branca.

A Polónia, que faz fronteira com a Ucrânia, já recebeu mais de dois milhões de refugiados desde o início da invasão.

O país tem sido um dos mais activos a pedir aos membros da NATO para considerarem um maior envolvimento no conflito. A Casa Branca já tinha anunciado que não estava nos planos de Biden visitar a Ucrânia nesta viagem europeia.

Tanto Biden como a NATO têm vindo a sublinhar repetidamente que os EUA e a aliança militar vão fornecer armamento e outro apoio de defesa à Ucrânia, que não é membro da Aliança Atlântica, mas querem impedir uma escalada do conflito militar.