ELIZABETH, NJ: GALA DOS 100 ANOS DO PORTUGUESE INSTRUCTIVE SOCIAL CLUB
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO | News Editor
O PISC (Portuguese Instructive Social Club) da cidade de Elizabeth, no estado de New Jersey, comemorou sábado, 19, com a pompa e a circunstância devidas, a passagem dos seus 100 anos de vida. A gala do Centenário decorreu no salão nobre da colectividade, com a presença de autoridades portuguesas e americanas.
O PISC entrou nos seus 100 anos agraciado com a Placa de Honra das Comunidades Portuguesas, atribuída pela Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, e com uma gala onde cerca de 350 pessoas abrilhantaram o salão nobre da colectividade.
A mais alta entidade americana presente, o senador Robert Menendez, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO, lembrou ter estado também nos 75 anos da colectividade. “Hoje, esta comemoração do centenário não é apenas o exaltar de uma instituição, mas de uma gente que tanto tem contribuído para o nosso estado e nação, que revitalizou comunidades. São empresários e profissionais que teimam em manter a sua cultura viva como parte deste grande mosaico que é a América.”
Num programa que evidenciou sobretudo os voluntários e as secções que mantêm viva a casa, o senador estadual Joseph Cryan, o ‘mayor’ J. Christian Bollwage, o vereador-geral Manny Grova Jr., o comissário Sérgio Granados e o Cônsul-Geral Pedro Monteiro fizeram a entrega de honrarias alusivas à efeméride.
A direcção do PISC anunciou uma mão-cheia de novos sócios honorários e reconheceu a presença de vários ex-presidentes e do sócio mais antigo presente no salão, Manny Grova Sr.
O Rancho Folclórico ‘Danças e Cantares de Portugal’ surpreendeu os convidados com uma actuação à sua altura.
Está de parabéns a direcção de Fernando Albuquerque e a comissão organizadora do centenário, encabeçada por Jennifer Costa, pela memorável festa que proporcionaram.
GENTE & FACTOS
•Alfredo Mesquita Lima foi o 1.º presidente do PISC, tendo exercido o cargo interinamente; logo de seguida ocupá-lo-ia por inteiro William António Enes.
• O actual, Fernando Albuquerque, é o 50.º presidente do PISC.
• A primeira Assembleia Geral do clube teve lugar a 18 de Março de 1922. A primeira direcção permanente (existiu uma temporária) foi eleita dia 26 do mesmo mês, tendo ficado assim composta: Assembleia Geral – presidente João Pedro; 1.º secretário Belarmino da Fonseca; 2.º secretário Alípio Lopes. Direcção: presidente Guilherme Enes, vice-presidente António Vaz da Costa; 1.º secretário José Lourenço; 2.º secretário Amadeu Correia; tesoureiro Alfredo Botelho. Vogais: José Pereira, José Cardoso e David Lages. Conselho Fiscal: presidente Cândido Martins; 1.º secretário Manuel Carvalho; 2.º secretário Joaquim da Conceição.
• A primeira cota mensal estabelecida foi de $1.
• A Escola ‘Amadeu Correia’ foi estabelecida a 7 de Dezembro de 1935.
• A primeira sede, no 131 da Third Street, foi inaugurada em 1938 com a presença do Embaixador de Portugal nos EUA, João de Bianchi.