Missa de Domingo de Ramos na Igreja Holy Cross em Harrison, NJ
A tradição de cobrir os santos durante a Quaresma é muito antiga. Porém, não é uma obrigatoriedade. E a Igreja da Holy Cross decidiu deixar à vista as belas imagens e altares que enchem a igreja e o coração de qualquer um.
Quando se cobre os santos na quaresma e, sobretudo na Semana Santa, a ideia é lembrar que, antes dos santos serem santos, viveram o mistério da glória com Cristo, passaram pelo mistério da dor, dos sofrimentos e da morte de Jesus.
Os santos não são cobertos como sinal de luto, mas sim como sinal do mistério da “solidariedade” e união profunda ao mistério da Paixão do Senhor.
Isso fica ainda mais claro quando, no canto do Glória na Vigília Pascal, vemos cair os panos roxos e volta a alegria, pois, no lugar daquela cor pesada e triste, aparecem de novo as imagens coloridas e bonitas, sinais de quem venceu com Cristo, tendo passado pela sua cruz em união à Dele.
Também conhecido como “Velatio“, este costume de cobrir as imagens das Igrejas com tecido roxo durante a Quaresma, é para que os fiéis não se distraiam com os Santos e que a sua devoção deve estar fundamentada no Mistério Pascal de Cristo, ou seja, na Sua paixão, morte e ressurreição.
A Santa Missa congregou muitos fiéis que assim se juntaram no ideal cristão numa bonita missa onde uma vez mais o fervor, a fé e o ideal de Jesus estiveram presentes
O padre John Carlos realizou a Bênção dos fiéis com água benta, que serve para atrair a presença do Espírito Santo, para o bem da nossa alma e do nosso corpo
A Igreja Holy Cross, em Harrison, celebrou no passado domingo o início da Semana Santa com a realização da Santa Missa de Ramos