EUA na ajuda urgente – Mais 500 milhões de dólares só em ajuda financeira
Os Estados Unidos vão disponibilizar mais 500 milhões de dólares em ajuda económica à Ucrânia, informou um funcionário do Tesouro norte-americano. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, anunciou essa ajuda ao primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, durante uma reunião presencial em Washington. A ajuda norte-americana deverá permitir a Kiev manter o funcionamento do Estado, incluindo o pagamento de salários e pensões, e evitar um agravamento da situação humanitária na Ucrânia, detalhou o responsável do Tesouro norte-americano.
Esta ajuda terá de ser aprovada pelo Congresso, antes de ser libertada, o que se pretende que aconteça o mais rapidamente possível, face às necessidades urgentes. A Ucrânia tem sofrido danos económicos significativos com a destruição de infraestruturas, as empresas paralisadas ou com actividade muito reduzida. O conflito está também a afectar gravemente o importante sector agrícola.
As autoridades ucranianas comunicaram ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que precisam de cerca de cinco mil milhões de dólares (4,6 mil milhões de euros) por mês para manter a economia do país a funcionar, referiu a directora-geral da instituição, Kristalina Georgieva.
O secretário-adjunto do Tesouro, Wally Adeyemo, também esteve presente na reunião, bem como o ministro das Finanças ucraniano, Sergei Marchenko, que pôde participar na reunião do G20 na quarta-feira, embora a Ucrânia não seja membro.