HARRISON, NJ: Programa de festejos para o Dia de Portugal

Por HENRIQUE MANO | News Editor

O município de Harrison, no condado de Hudson, estado de New Jersey, já tem delineado o seu programa alusivo às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

De acordo com o vereador português Delfim Sarabando, em declarações exclusivas ao jornal LUSO-AMERICANO, os festejos regressam após dois anos de ausência provocada pela pandemia da COVID-19. “Agora, se Deus quiser, voltamos ao modelo antigo, com as cerimónias abertas a todos”, afirma o emigrante de Vagos, distrito de Aveiro.

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | O presidente Delfim Sarabando, em frente à sede do Centro ‘Romeu Cascaes’, falou em exclusivo ao jornal LUSO-AMERICANO sobre o programa dos festejos do Dia de Portugal este ano

Assim, as festividades – a cargo do Centro ‘Romeu Cascaes’ – arrancam dia 4 de Junho (a um sábado) com um arraial nas instalações da colectividade e venda de comes-e-bebes tradicionais.

No dia 5 de Junho (domingo), o programa arranca com uma missa solene na Holy Cross R. C. Church, pela manhã, “para logo depois atravessarmos a rua e, em frente ao edifício da Câmara Municipal, fazermos a simbólica cerimónia do içar das bandeiras”, acrescenta Delfim Sarabando.

Importa lembrar, sublinha o vereador, que a coordenação da missa do Dia de Portugal está a cargo da Sociedade de Nossa Senhora de Fátima, “uma associação católica portuguesa que já existe aqui em Harrison há perto de 40 anos.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | No dia 5 de Junho (domingo), o programa arranca com uma missa solene na Holy Cross R. C. Church, pela manhã

Para o içar da bandeira, “são normalmente convidados os vereadores de Harrison, o presidente da câmara, o Cônsul-Geral de Portugal em Newark e até figuras políticas do vizinho município de Kerany”, acrescenta Sarabando.

O presidente do Centro ‘Romeu Cascaes’ reconhece que a agremiação ainda não está em condições de regressar às grandes multidões de outrora no Dia de Portugal, “quando tínhamos até ranchos a actuar. Mas vamos fazer a festa que é possível, e, com a autorização do município, até deveremos utilizar parte da rua junto à nossa sede para a venda e feitura de assados e grelhados com frango e sardinhas. Mais difícil será o folclore, mas até lá veremos.”

O presidente do Centro ‘Romeu Cascaes’ diz que os festejos do Dia de Camões em Harrison terão começado dois ou três anos depois da criação do clube, no início da década de 1990. “Aderimos a uma parada que se fazia em Kearny mas depois passámos nós as fazer as nossas celebrações, por altura do Memorial Day”, conta. “Mais tarde resolvemos mudar de data e passar a fazer no fim-de-semana antes das comemorações em Newark e desde então que tem sido assim.”

Foto: JORNAL LUSO-AMERICANO | Fachada da Câmara Municipal de Harrison, NJ, onde será içada a bandeira de Portugal a 5 de Junho

Apesar de no ano passado se ter feito um tímido içar da bandeira na Câmara, sem arraial popular, Delfim Sarabando espera “este ano já se fazer algo mais amplo, aberto a todos.”

De acordo com o vereador, no censo populacional de 2010, os portugueses constituíam “de 10 a 11% da população de Kearny, o que não deve ter mudado assim tanto.”

Delfim Sarabando fixou-se em Harrison em 1985 e foi nomeado este ano para terminar o cargo de vereador do também português Francisco Nascimento, que resolveu regressar à sua terra de origem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *