EUA trocaram prisioneiros com Rússia
O estudante e ex-fuzileiro norte-americano Trevor Reed, condenado na Rússia a nove anos de prisão, foi trocado pelo piloto russo Konstantin Yaroshenko, condenado nos EUA a 20 anos de prisão, depois de uma longa negociação entre Moscovo e Washington.
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reagiu dizendo que a troca de prisioneiros com Moscovo foi resultado de “decisões difíceis” para obter a libertação de um norte-americano preso na Rússia. “As negociações que trouxeram Trevor para casa exigiram decisões difíceis que não tomo levianamente. O seu regresso seguro é uma prova da prioridade que o meu Governo dá a trazer para casa americanos feitos prisioneiros e detidos injustamente no estrangeiro”, disse Biden, num comunicado.
O estudante norte-americano Trevor Reed foi condenado na Rússia, em 2020, por agredir polícias embriagados e por ter resistido à detenção.
Yaroshenko foi detido em maio de 2010 por agentes da brigada anti-droga, em Monróvia, capital da Libéria, tendo sido transferido para Nova Iorque no âmbito de uma operação contra uma rede internacional de narcotráfico, ação que a Rússia classificou como “sequestro”.
Mais tarde, o piloto russo foi condenado a 20 anos de prisão por participar em tráfico de droga entre a América Latina e África e, desde esse continente, para os EUA e para a Europa.