Breves

Moscovo anuncia que Sub-comandante do batalhão Azov rendeu-se em Mariupol e prende chefe do antigo batalhão ucraniano Aidar

De acordo com informações fornecidas por Moscovo e citadas pelo “El Mundo”, o comandante adjunto do Batalhão Azov, Svyatoslav Palamar, conhecido como Kalina, rendeu-se na cidade portuária de Mariupol, no sul da Ucrânia, depois de ter abandonado a siderúrgica Azovstal.

A Rússia reivindicou a detenção do comandante adjunto de uma unidade que pertencia ao batalhão nacionalista ucraniano Aidar, antes da sua reorganização e absorção pelo exército ucraniano, noticiou a imprensa russa. Um tribunal em Rostov-on-Don, uma região fronteiriça da Ucrânia, decretou que o militar, Denis Muryga, ficará em prisão preventiva durante dois meses, de acordo com a agência noticiosa Interfax. Segundo a fonte, Muryga, que tem nacionalidade russa e ucraniana, foi preso quando tentou atravessar a fronteira para a Rússia fazendo-se passar por refugiado, na região de Rostov, em Abril.

Rússia expulsa 5 diplomatas – Governo português repudia expulsões e fala em retaliação

A Rússia expulsou cinco membros da embaixada portuguesa em Moscovo, avançou a SIC Notícias e confirmou entretanto o Governo. Estes representantes têm agora 14 dias para sair da Rússia. O corpo diplomático da embaixada portuguesa no país fica reduzido a seis elementos, um número que permite que os canais diplomáticos entre os dois países continuem a funcionar.

“Ao contrário dos funcionários russos expulsos de Portugal, estes funcionários nacionais levavam a cabo actividades estritamente diplomáticas, em absoluta conformidade com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”

Afeganistão – Ordem emitida a 7 de Maio

O governo talibã do Afeganistão esclareceu que a ordem para que as mulheres cubram o rosto se aplica a toda a população feminina do país, incluindo às apresentadoras de televisão. “A ordem do véu é comum a todos, mas as trabalhadoras dos media não a implementaram, pelo que lhes pedimos especificamente que obedeçam à ordem”, disse Mohammad Sadiq Akif, porta-voz do Ministério da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício.

O porta-voz sublinhou a importância dos media e dos respectivos trabalhadores, que representam a imagem da sociedade, desempenham um papel vital na propagação das virtudes e têm um forte impacto sobre a população afegã.