Líder da NRA, Wayne LaPierre – “Direito humano fundamental”
Alguns minutos antes de Donald Trump discursou o senador republicano do Texas Ted Cruz, que defendeu que confiscar ou proibir armas nos Estados Unidos levaria a um aumento no crime. “Muitas mães solteiras seriam agredidas, violadas ou assassinadas no metro”, argumentou Ted Cruz, um dos membros republicanos que mais contribuições financeiras recebeu do NRA, defendeu ainda que o massacre na escola primária do Texas se deveu ao facto de uma das portas da escola estar destrancada, apelando à colocação de guardas armados nas instituições de ensino.
Já o líder da NRA, Wayne LaPierre, disse aos membros do seu grupo que o recente tiroteio em massa “nunca deveria repetir-se”, mas rejeitou as propostas de controlo de armas, declarando que a sua posse é um “direito humano fundamental”.
A arma usada no Texas foi banida durante 10 anos sendo uma das mais utilizadas em massacres nos Estados Unidos. É capaz de disparar oito balas em apenas um segundo e estima-se que existam cerca de 20 milhões destas armas espalhadas pelo país.