CONDADO DE HUDSON LEVA A EFEITO 1.ª CERIMÓNIA OFICIAL DO IÇAR DA BANDEIRA DE PORTUGAL
Por HENRIQUE MANO
Jornal LUSO-AMERICANO | News Editor
Ganharam estatuto oficial as comemorações do Dia de Camões no condado de Hudson, estado de New Jersey. Pela primeira vez, as autoridades locais promoveram uma cerimónia de içar da bandeira de Portugal, realizada na rotunda do Historical Brennan Courthouse, com a presença do administrador-executivo Tom DeGise e de várias outras entidades.
Trata-se de um evento com importância “por ser já o segundo condado em New Jersey que está a fazer o içar da bandeira a este nível mais geral, graças também ao incentivo de luso-eleitos desta região e de outras figuras com cargos de destaque”, afirma o cônsul-geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, que esteve na cerimónia – falando ao jornal LUSO-AMERICANO. “É sinal de que a representação dos luso-americanos se vai ampliando, criando esta sensibilidade de se celebrar o Dia Nacional por parte das autoridades americanas.”
A cerimónia foi conduzida pelo comissário do condado Anthony L. Romano, com a presença de uma guarda de honra durante o entoar dos hinos. Fizeram depois intervenções o presidente da câmara de Kearny, o português Albert Santos, o cônsul-geral de Portugal e a directora do condado para a área do desenvolvimento cultural, turístico e de herança, a luso-descendente Gina Hulings.
Registe-se ainda a presença de 4 elementos do Hudson County Sheriff’s Office (capitão Armindo Rodrigues, sargentos Michael Santos e Victor Silva e agente Andreia Domingues) e do chefe da Polícia de East Newark, Anthony Monteiro. A comunidade esteve representada pelo presidente da Associação Cultural Portuguesa de Kearny, Henrique Chaves, por Conceição Marieiro (do Centro Romeu Cascais), Tatiana Costa (a dar voz ao gabinete da ‘mayor’ Dina Grilo, que não pôde estar presente, e à East Newark Portuguese Civic Association) e ainda João Rolo, da delegação dos EUA da Associação de comandos.
“Isto é o reconhecimento, no fundo, à numerosa comunidade portuguesa existente no condado de Hudson”, sublinha o ‘mayor’ Alberto Santos, de Kearny. “Para mim é uma honra tremenda, só tenho pena que não se tenha já feito há mais tempo.”
Para o chefe de Polícia Anthony Monteiro, “é uma honra estar aqui hoje nesta celebração em que não se esqueceram dos luso-americanos que actuam nas áreas da segurança publica e protecção civil.”