FC PORTO: Fábio Vieira no Arsenal por 40 milhões de euros

O futebolista português Fábio Vieira vai representar o Arsenal, depois de o FC Porto ter anunciado um princípio de acordo com os ‘gunners’, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD […] vem informar o mercado que chegou a um princípio de acordo com o Arsenal FC para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Fábio Vieira pelo valor de 40ME (quarenta milhões de euros), sendo que destes, 5ME (cinco milhões de euros) estão dependentes da concretização de objectivos desportivos”, lê-se.

No mesmo comunicado, a SAD ‘azul e branca’ refere que “o acordo final está ainda ser ultimado esperando-se a sua concretização nos próximos dias”.

Vieira junta-se no Arsenal, quinto classificado da última edição da Premier League, aos compatriotas Cedric Soares e Nuno Tavares.

O jogador de 22 anos abandona o FC Porto depois de dois anos completos na equipa principal, tendo registado 39 jogos, sete golos e 16 assistências na última temporada, que terminou com os ‘dragões’ a conquistarem o título nacional.

Na I Liga, o esquerdino esteve 27 jogos, tendo contribuído com seis golos e 14 passes decisivos.

Vieira, que tanto pode actuar a médio ofensivo como também como segundo avançado, é internacional jovem por Portugal ingressou nos escalões de formação do FC Porto com apenas oito anos, tendo integrado a equipa que, em 2018/19, conquistou a UEFA Youth League.

Vitinha tem oferta

Entretanto, o presidente do FC Porto assumiu esta semana que os ‘dragões’ receberam uma proposta de “valor considerável” pelo futebolista Vítor Ferreira (Vitinha), que foi recusada por não atingir os 40 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Na cerimónia de apresentação do novo patrocinador principal das camisolas do FC Porto para os próximos quatro anos, Pinto da Costa negou vários rumores do mercado que apontam para a ‘porta da saída’ de alguns jogadores portistas.

“A única coisa que posso garantir é que não há nenhum contacto oficial de nenhum clube por Diogo Costa, Taremi e Toni Martínez. Houve uma oferta concreta, de um valor considerável, pelo Vitinha, que não aceitámos. Remetemos para a cláusula de rescisão. Claro que os adeptos podem estar descansados. Um euro abaixo da cláusula de rescisão e o Vitinha não sai”, garantiu.