PJ apanha o maior traficante português de sempre

É considerado, aos 38 anos, o maior traficante português de sempre. Por associação a grandes cartéis da Colômbia e ao major Carvalho, o “Escobar brasileiro”, de quem era, de resto, o braço direito na Europa. Só lida com cocaína, ao mais alto nível. Ruben Oliveira, o “Xuxas”, foi agora preso pela Polícia Judiciária. Foi traído por causa de uma megaoperação da PJ em Fevereiro passado, apelidada de “Exotic Fruit”.

A Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes apreendeu 3,5 milhões de doses de cocaína provenientes da América Latina, que chegaram a Portugal por via aérea dissimuladas em caixas com sete toneladas de fruta tropical, nomeadamente papaias, e prendeu na altura cinco homens, dois portugueses e três estrangeiros.

O caso resultou ainda na apreensão de bens, dinheiro e documentos, e, daí, resultaram provas de que o dono da droga era o major Sérgio Carvalho, ex-oficial da Polícia Militar brasileira. O major Carvalho foi apanhado na última semana na Hungria, onde se escondia com identidade falsa. Quanto a “Xuxas”, também fugiu de Portugal. Geria as operações à distância mas regressou na última semana para visitar familiares em Lisboa, onde acabou localizado e capturado pela PJ.

Foi presente a um juiz e está agora em prisão preventiva.