NOVO TREINADOR ‘ENCARNADO’: Schmidt quer Benfica com futebol diferente
O treinador do Benfica, o alemão Roger Schmidt, revelou segunda-feira que quer colocar os ‘encarnados’ a praticar um futebol diferente, melhorando a ‘performance’ da última época e a fazer mais pontos na I Liga portuguesa.
“Na última época, [FC Porto e Sporting] foram melhores e fizeram mais pontos, mas agora começam todos do ‘zero’ outra vez. Queremos melhorar a ‘performance’, jogar um futebol diferente e fazer mais pontos. Neste momento, estamos muito focados na preparação da época, mas claro que queremos jogar de maneira diferente”, expressou.
Na primeira conferência de imprensa no comando técnico do Benfica, que contou com o presidente Rui Costa a assistir, na sala de imprensa do Estádio da Luz, Roger Schmidt mostrou-se “muito entusiasmado” e com vontade de provar que foi uma boa escolha.
“Os responsáveis do Benfica, especialmente o nosso presidente e o director desportivo, acreditam em mim e que sou um bom treinador para o Benfica. A pressão é minha, de mostrar que fizeram uma boa escolha. Ao juntar-me a um clube de topo, há sempre grande pressão em ganhar, mas, sobretudo, temos uma grande motivação em fazer as pessoas que amam o Benfica orgulhosas. Temos de ser uma equipa lutadora”, afirmou.
Sobre reforços para o plantel, Roger Schmidt não fugiu a nenhuma questão e salientou a qualidade do avançado internacional português Ricardo Horta, ‘alvo’ do Benfica para a próxima temporada, bem como se mostrou feliz pela contratação do argentino Enzo Fernández, do River Plate, que, no entanto, se pode juntar ao grupo só em Dezembro.
Já sobre o compatriota Mario Gotze, que foi seu jogador no PSV, Schmidt confirmou a intenção de o trazer para a Luz, mas o médio preferiu ingressar no Eintracht Frankfurt, de forma a “ficar na Alemanha, junto da família”, uma decisão respeitada pelo técnico.
No final da conferência de imprensa, o treinador deixou um convite à massa adepta do Benfica para comparecer no treino aberto no Estádio da Luz, no próximo domingo, pois “são muito entusiastas” e precisam deles “para fazer bons jogos” durante a época.
A época 2022/23 vai começar mais cedo para o Benfica, que terminou o campeonato no terceiro lugar e falhou o apuramento directo para a Liga dos Campeões, estando obrigado a disputar a terceira pré-eliminatória no início de Agosto, tendo ainda de passar pelo ‘play-off’ para se juntar a FC Porto e Sporting na fase de grupos.
A preparação para a nova temporada inclui um estágio em Inglaterra, entre 8 e 14 de Julh, durante o qual os ‘encarnados’ defrontarão o Reading, no dia 9, antes de participarem no Troféu Algarve, no qual defrontarão os franceses do Nice e os ingleses do Fulham, treinados pelo português Marco Silva, em 15 e 17 de Julho, respectivamente.
Após um jogo particular em 22 de julho, em Genebra (Suíça), com adversário a designar, o Benfica encerrará a pré-temporada com a disputa da Eusébio Cup, frente aos ingleses do Newcastle, no Estádio da Luz, em 26 de Julho, no jogo de apresentação aos sócios.