PARKINSON: Desenvolvida ferramenta que monitora doentes à distância

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, desenvolveram uma tecnologia que, através de uma aplicação móvel e plataforma ‘web’, permite monitorizar pacientes com Parkinson fora do ambiente clínico. 

O sistema, intitulado iHandUapp, permite, a partir de casa e através de um telemóvel, que os doentes com Parkinson monitorizem os sintomas associados à doença e enviem, em tempo real, os dados para os profissionais de saúde que os acompanham, revela hoje o instituto do Porto em comunicado. 

A tecnologia é ainda composta por uma plataforma ‘web’ que agrega todos os dados e fornece aos profissionais de saúde o histórico sobre a evolução clínica dos doentes com Parkinson, doença neurodegenerativa que afecta sobretudo a coordenação motora e que se estima que afecte 10 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Citado no comunicado, o investigador Duarte Dias esclarece que a aplicação móvel “híbrida” está preparada para funcionar nos sistemas operativos Android e iOS. 

Através da ‘app’, os doentes conseguem gerir a medicação, realizar testes para monitorizar os sintomas associados ao Parkinson e “manter os profissionais de saúde informados caso aconteça algum evento relevante”.