MICHAEL SILVA TOMOU POSSE DO CARGO DE VEREADOR PELO BAIRRO LESTE DE NEWARK
Por HENRIQUE MANO | News Editor
Numa cerimónia carregada de simbolismo, Michael J. Silva tornou-se sexta-feira, 1 de Julho, no novo vereador pelo Bairro Leste – substituindo no cargo o português Augusto Amador. A cerimónia, onde também foram empossados o presidente da Câmara Ras Baraka e os restantes 8 legisladores municipais, decorreu na sala Prudential do NJPAC.
Trata-se da segunda vez que a comunidade portuguesa do Ironbound vê um dos seus chegar ao Conselho Municipal de Newark, sendo Silva o 3.º vereador pelo Bairro Leste em cerca de meio século.
A cerimónia foi abrilhantada pelo governador Phil Murphy, perante quem o mayor Baraka prestou juramento.
A comunidade luso-americana fez-se presente através da deputada estadual Eliana Pintor-Marín, cônsul-geral de Portugal em Newark, Pedro Monteiro, Capitão João Carvalho, da 3.ª Esquadra da Polícia de Newark, Ângela Williams, assessora do Mayor Ras Baraka, Manny Lopes, presidente do IBID, Helena Vinhas, presidente do Sport Club Português, Tony Pinto, tesoureiro de campanha de Michael Silva e Albert Coutinho, assessor sénior – entre outros.
O novo vereador teve ainda entre o público que testemunhou a sua tomada de posse a companheira de vida, Isabel Parada, e os respectivos filhos.
No discurso de tomada de posse, Michael Silva, 54, falou da sua profunda fé católica, de como tantas vezes ouviu palavras que punham em dívida a sua hipótese de ser eleito (“nunca deixem que vos digam que não é possível”) e prometeu trabalhar todos os dias para elevar ainda mais a qualidade de vida do Bairro Leste.
O vereador sublinhou ainda a importância do combate à criminalidade, prometeu trabalhar em estreita colaboração com o Mayor Ras Baraka e restante conselho municipal e fez questão de exaltar os anos de trabalho do seu antecessor, Augusto Amador.
Michael Silva, na sua alocução, não deixou de parte as origens lusas, lembrando ser filho de emigrantes portugueses que há 75 anos se fixaram em Newark.