Congresso elegeu John Boehner para o seu terceiro mandato como porta-voz
O republicano do Ohio, John Boehner, parece ter afastado uma revolta ultra-conservadora no seio do seu partido e foi eleito para um terceiro mandato como presidente da Câmara dos Representantes.
Mas, no primeiro dia do novo Congresso controlado pelos republicanos um bloco de insurgentes do Tea Party advertiu para a liderança do Partido Republicano.
25 republicanos afastaram-se de Boehner na votação, o dobro do número que há dois anos contestaram a sua liderança como líder dos GOP no Congresso.
A mensagem dos congressistas anti-Boehner foi simples: Não espere qualquer cooperação da nossa parte nesta legislatura – mesmo com os republicanos na liderança do Senado e com uma maioria histórica na Câmara.
Boehner precisava de uma maioria simples dos 408 parlamentares presentes para garantir mais dois anos no cargo. Ganhou 216.
A líder democrata Nancy Pelosi (Calif.) recebeu 164 votos.
Não há na história recente, um porta-voz que tenha assistido a tantas deserções como Boehner. Newt Gingrich (R-Ga.) viu nove deserções em 1997, enquanto Dennis Hastert viu cinco colegas republicanos votar contra ele em 2005, de acordo com uma análise de The New York Times.
Os republicanos que votaram contra foram Boehner Reps. Justin Amash (Mich.), Rod Blum (Iowa), Dave Brat (Va.), Jim Bridenstine (Okla.), Curt Clawson (Fla.), Scott Desjarlais (Tenn.), Jeff Duncan (SC), Chris Gibson (NY), Louie Gohmert (Texas), Paul Gosar (Ariz.), Scott Garrett (NJ), Tim Huelskamp (Kan.), Walter Jones (NC), Steve king (Iowa), Thomas Massie (Ky.), Mark Meadows (NC), Richard Nugent (Fla.), Gary Palmer (Ala.), Bill Posey (Fla.), Scott Rigel (Va.), Marlin Stutzman (Ind.), Randy Weber (Texas), Daniel Webster (Fla.) e Ted Yoho (Fla.).
Pelo menos 18 democratas estiveram ausentes da votação, sobretudo os de New York que participaram de funeral do ex-governador de New York, Mario Cuomo (D). Os ausentes acabaram por ajudar Boehner, uma vez que reduziu o número de votos necessários para manter o seu martelo.
Quatro democratas votaram contra Nancy Pelosi (D-Calif.):. Reps Jim Cooper (.Tenn), Dan Lipinski (Ill.), Gwen Graham (.Fla) e Kyrsten Sinema (Ariz.).
Ao nomear Boehner para o orador, a presidente da Conferência dos GOP, Cathy McMorris Rodgers destacou as raízes operárias de Goehner, um filho de um barman de Ohio.
No seu discurso breve Boehner foi humilde e até poético.
“Como Presidente, tudo o que eu peço – e, francamente, espero – é que discordem sem serem desagradáveis. Em troca, eu comprometo-me a ajudar cada um de vocês a fazerem o vosso trabalho. A minha porta, está sempre aberta”, disse Boehner aos legisladores.
“Meus colegas: alguns tratam o que fazemos aqui como shadowboxing e show business Mas deixe-me dizer-lhe, é o trabalho É um grind, como deveria ser, na tentativa de preservar as coisas que nos são caros Todo dia você e eu… vir aqui, tentar plantar boas sementes, cultivar o solo, cuidar das pragas.
“E depois: com paciência, algum sacrifício, ea graça de Deus, haverá uma colheita.”