EUSÉBIO CUP: Henrique Araújo oferece troféu ao Benfica

O Benfica conquistou terça-feira a 11.ª edição da Eusébio Cup, ao receber e vencer os ingleses do Newcastle 3-2, com o golo do triunfo a ser apontado pelo futebolista Henrique Araújo, aos 89 minutos.

Gonçalo Ramos, aos 15 minutos, e Grimaldo, aos 32, fizeram os golos do Benfica na primeira parte, tendo o ‘bis’ de Miguel Almirón, aos 22 e 44, levado a igualdade para o intervalo. Henrique Araújo, aos 89, ‘selou’ o resultado e fez com que os ‘encarnados’ levassem pela quarta vez o troféu para o museu Cosme Damião.

Com este resultado, o Benfica totaliza por vitórias os cinco encontros da pré-época – Reading (2-0), Nice (3-0), Fulham (5-1) e Girona (4-2) –, o que abre o ‘apetite’ para os encontros da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, agendados para 2 e 9 de Agosto, em que vai medir forças com os dinamarqueses do Midtjylland.

O treinador Roger Schmidt apresentou a mesma equipa inicial que nos restantes quatro jogos, rodando o guarda-redes, uma vez que hoje Vlachodimos foi o titular em detrimento de Helton Leite, que ficou no banco. Aliás, o grego já tinha jogado de início frente ao Fulham.

Assim, fica claro que na cabeça do germânico, de 55 anos, está não só bem delineada a equipa tipo, onde apenas três jogadores não estavam no Benfica na temporada passada (Florentino Luís, Enzo Fernández e David Neres), como a forma de jogar: pressão alta, pressão ao portador da bola da equipa adversária e… uma forte aposta nas bolas paradas.

Aliás acabou por ser esse o factor diferenciador, já que os golos de Gonçalo Ramos, aos 15 minutos, na sequência de pontapé de canto cobrado por João Mário, e de Grimaldo, aos 32, de livre directo, acabaram por fazer a diferença.

O Newcastle ofereceu dificuldades diferentes dos restantes jogos de pré-época. 

Com um futebol muito mais físico, com mais contacto e a determinada altura a jogar de forma similar ao Benfica.

O Benfica venceu ainda, no dia seguinte, o Amora por 3-1, em jogo-treino disputado no centro de estágios do Seixal, em que o treinador Roger Schmidt aproveitou para dar minutos aos jogadores menos utilizados.

No jogo, de acordo com informação dada pelo clube, as ‘águias’ marcaram por intermédio do avançado croata Petar Musa, autor de dois golos, e de Chiquinho, que fez o 3-0, enquanto no Amora, equipa da Liga 3, o golo foi do são-tomense Eba.