HARTFORD: 70.º aniversário de Fernando G. Rosa
Por JORGE MONTEIRO | Colaboração
No sábado, dia 13 de Agosto, teve lugar no “Primavera Pub” de Hartford, no estado de Connecticut, a anunciada festa de aniversário de Fernando Gonçalves Rosa pelos seus setenta anos de idade.
O evento contou com a presença de muitas amizades, que ali foram testemunhar o seu afecto e desejar-lhe muitas felicidades.
O aniversariante começou por agradecer a presença de todos e que voltaria a falar depois de finda a refeição, passando a palavra ao padre Jorge Tchingui, que teve palavras agradáveis para com ele; de seguida, as orações do costume.
Entre os presentes, estiveram inúmeros familiares e amigos, destacando-se ainda a presença da cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luísa Pais Lowe, e marido, Glynn Lowe.
Foi no jornal LUSO-AMERICANO, sediado em Newark, NJ, (de que hoje é o colaborador há mais tempo em funções), que iniciou a sua carreira de jornalista; depressa passaria igualmente a fazer rádio.
Desempenhou importantes cargos directivos, nomeadamente como presidente da Mesa da Assembleia Geral do Portuguese Club of Hartford e da Holy Ghost Portuguese Society de East Hartford; como presidente do PALCUS (Portuguese-American Leadership Council of the United States), Fernando G. Rosa ajudou a cimentar a dimensão nacional desta organização, contribuindo para a importância que hoje assume na defesa dos interesses das comunidades luso-americanas.
Não faltando condecorações honoríficas por parte do governo português e da cidade de Newington, no estado de Connecticut, a lista de outros factos seria mais alongada, mas ficamos por aqui, o suficiente para se ajuízar o calibre de Fernando G. Rosa no seio da vida portuguesa na América.
Fernando G. Rosa nasceu em Montalegre, Trás-os-Montes, e tinha 15 anos quando emigrou para os EUA; formou-se em contabilidade em 1975 pela Central Connecticut State College e reformou-se como director da HEDCO, uma agência semi-governamental virada para o desenvolvimento.
Na área do ensino, ajudou a criar a Bolsa de Estudos Graciette Simão Rosa, na CCSU, em memória da sua falecida esposa, entre outras junto de diversas organizações.
O aniversariante é pai de Marc e Suzana Rosa e vive com a sua companheira de todas as horas, Ana Paula Santos, em Newington, CT.
Em nome de todos os funcionários do jornal LUSO-AMERICANO, os nossos profundos agradecimentos pela sua incontornável colaboração ao longo de mais de meio século e votos de muita saúde.