BRASIL: Lucho González estreia-se como treinador
O argentino Lucho González, que teve duas passagens bem-sucedidas como futebolista pelo FC Porto, é o novo treinador do Ceará, anunciou na quarta-feira o clube brasileiro na sua página oficial na Internet.
Esta será a primeira experiência do antigo médio, de 41 anos, como treinador principal, depois de ter finalizado a carreira profissional de jogador ao serviço do Athletico Paranaense na última temporada e ter assumido o cargo de treinador-adjunto do clube de Curitiba.
Lucho é aguardado hoje no Ceará, 15.º classificado do campeonato brasileiro e que tem estado entregue interinamente a Juca Antonello, após a demissão de Marquinhos Santos.
O contrato de Lucho González é válido até ao final da temporada e o argentino terá como adjuntos Emanuel Depaoli e Walter Scarinci, além do preparador físico Diego Giachinno.
Enquanto jogador, Lucho González representou na Argentina o Huracán e o River Plate, após o que se transferiu para o futebol europeu, defendendo as ‘cores’ do FC Porto, primeiro entre 2005 e 2009 e, depois, entre 2011 e 2013 – em 241 jogos oficiais – e do Marselha, de 2009/10 a 2012/13.
Pelo FC Porto, o antigo capitão dos ‘dragões’, conhecido no mundo do futebol como ‘el comandante’, conquistou seis campeonatos, duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido Oliveira, tendo apontado 61 golos em jogos oficiais.
O argentino saiu do FC Porto para ingressar no Al-Rayyan, do Qatar, em 2013/14, após o que regressou ao River Plate, em 2015/16. Entre 2016 e 2021, jogou no Athletico Paranaense, clube em que encerrou o seu ciclo profissional como jogador e iniciou o de treinador.