MUNDIAL DE RALICROSSE: Prova portuguesa com recorde de pilotos nacionais
A Câmara Municipal de Montalegre anunciou esta semana que a pista ‘barrosã’ vai receber o número recorde de 11 pilotos portugueses na prova do campeonato do mundo de ralicrosse de 2022, em 17 e 18 de Setembro.
“Pela primeira vez desde o arranque do Mundial de ralicrosse em 2014, na pista de Montalegre, o Lusorecursos World RX of Portugal terá nada menos de 11 pilotos nacionais entre a elite da modalidade”, destacou a autarquia local em nota de imprensa.
O regresso do Mundial de ralicrosse a solo nacional vai contar com os “novos carros da categoria ‘rainha’ do Mundial, máquinas com dois motores eléctricos, um em cada eixo, e potências de 500kw, o equivalente a 680cv, com um binário de 880 Nm, disponível instantaneamente”, detalhou o município transmontano, avançando que estão por agora, “confirmados oito carros da nova categoria”, cuja estreia aconteceu na Noruega “há menos de duas semanas”.
“Entre estes, destaque para o tetracampeão mundial, o sueco Johan Kristoffersson (Volkswagen), que vai para a próxima prova do Mundial, na Letónia, com quatro pontos de avanço sobre o compatriota Timmy Hansen (Peugeot). O finlandês Niclas Grönholm (PWR), vencedor em Montalegre em 2021, também estará de regresso a Portugal”, acrescentou.
A par dos motores eléctricos, os carros com motores de combustão mantêm-se no programa de Montalegre, integrados no campeonato da Europa FIA de RX1 (‘supercars’) e RX3 (S1600), disputado pelos pilotos nacionais.
Entre os inscritos en-contra-se João Ribeiro (Audi A1), piloto que luta pelo título de campeão da Europa FIA de RX3 (S1600), e que parte para a jornada dupla em segundo lugar, assim como António Sousa (Peugeot 208), Jorge Machado (Citroën C2) e Joaquim Machado (Peugeot 208).