Eleições Presidenciais Brasileiras em Nova Iorque

Eleições Presidenciais 2022: Milhares de eleitores brasileiros em Nova Iorque foram às urnas

No domingo, 2 de Outubro, nem o céu nublado, frio, vento ou chuva fina impediram que milhares de eleitores brasileiros comparecessem às urnas na jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque. Durante todo o dia, das 8:00 am às 5:00 pm, a imensa fila deu a volta ao quarteirão diversas vezes enquanto os emigrantes escolhiam quem será o próximo dirigente da maior nação da América Latina.

Apesar da aglomeração grande de pessoas, aparentemente, não houve registos de incidentes graves ou conflito entre os eleitores, muitos deles divididos entre os candidatos Lula da Silva, de 76 anos, do Partido dos Trabalhadores (PT) e Jair Bolsonaro, de 67 anos, do Partido Social Liberal (PSL). Entretanto, circulou na fila que dois brasileiros se teriam envolvido numa zaragata por divergências políticas,

As filas foram divididas em 3 categorias: portadores do título convencional, pessoas com necessidades especiais e portadores do App E-Título instalados em seus telefones celulares.

Muitos dos presentes manifestaram o desejo de que a disputa eleitoral fosse decidida logo no primeiro turno.

“Está frio e chove muito, por isso, tomara que o Bolsonaro vença no primeiro turno. Eu não quero que o Brasil se torne numa Venezuela”, comentou Carla S. Oliveira, natural de Reserva (PR), trajada das cores verde e amarelo.


“O povo decidirá quem será o novo Presidente e eu estou aqui fazendo a minha parte enquanto cidadão”, disse Carlos V. Santos, natural de Nova Iguaçu (RJ). “Acho que nós devemos respeitar a opinião dos nossos compatriotas e votar de forma consciente, pois, no final, todos nós queremos um país melhor e mais justo, especialmente para as nossas famílias que estão lá. Não deveríamos estar brigando pela mesma coisa”, ponderou.

“BOCA DE URNA”

Apesar da proibição de campanhas “boca de urna”, uma SUV branca, com adesivos no vidro traseiro, estacionada a poucos metros das portas de entrada e saída da escola onde ocorreu a votação, de portas abertas, tocava em volume alto funks brasileiros exaltando os eleitores do partido de Bolsonaro e criticando pejorativamente os eleitores do partido de Lula. Enquanto isso, seus ocupantes dançavam, sorriam e conversavam animadamente na calçada com alguns conhecidos que ainda estavam na fila esperando para votar.

DIA 30 DE OUTUBRO – Lula e Bolsonaro no 2.o turno

Os eleitores em Nova Iorque deverão retornar ao local de eleição, pois o pleito será decidido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o actual Presidente Jair Bolsonaro (PSL), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até 2.a, 3, com 99.94% das urnas apuradas, Lula conquistou 48.42% dos votos válidos e Bolsonaro 43.21% do total.

O 2.o turno acontece quando um candidato não consegue atingir a maioria da soma dos votos contados, ou seja, 50% mais 1. Ele está marcado para ocorrer no dia 30 de Outubro, ou seja, o último domingo do mês.

Segundo especialistas políticos, a disputa eleitoral servirá como “uma prova” se um líder de extrema direita tem a capacidade de manter a liderança do país por mais um mandato ou se o eleitorado brasileiro tende a apoiar a oposição, em detrimento da administração actual.

No estilo “Trump dos trópicos”, Bolsonaro, semanas antes da realização do pleito, vislumbrou publicamente a possibilidade de “não aceitar” o resultado das eleições, caso venha a perder. O comentário foi feito depois de pesquisas de opinião pública apontarem a vitória de Lula, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, contra o seu oponente. Os resultados do 1.o turno revelaram um eleitorado altamente dividido entre os dois candidatos.

Apesar da popularidade de Lula entre um segmento considerável da população, ele ainda é “assombrado” pelos escândalos de corrupção que envolveram o seu partido (PT) e culminou com sua prisão, antes que a Corte Suprema anulasse a sua condenação. Desde então, a prisão do ex-presidente tem servido de “munição política” pelos seus adversários.

Mais informações sobre as eleições do 2.o turno em Nova Iorque podem ser obtidas através do telefone do Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque: (917) 777-7777.

Nem o céu nublado, frio, chuva e ventos fortes desanimaram os eleitores brasileiros (Foto: Leonardo Ferreira)
A movimentação de eleitores ocorreu durante todo o dia, domingo (2). (Foto: Leonardo Ferreira)