BENFICA: ‘Encarnados’ perdem os primeiros pontos
O ciclo de sete triunfos seguidos do Benfica para a I Liga portuguesa de futebol terminou, sábado, após empate a zero no terreno do Vitória de Guimarães, em duelo equilibrado, com escassas ocasiões, para a oitava jornada.
Após o registo de 19 golos marcados e três sofridos no arranque do campeonato, que lhe valeu a liderança, a formação ‘encarnada’ viu a sua manobra ofensiva ‘emperrar’ na visita ao Estádio D. Afonso Henriques, face às dificuldades em criar perigo diante de um Vitória quase sempre equilibrado na retaguarda, que também tentou pressionar na frente e sair em velocidade para o ataque.
Com 22 pontos, as ‘águias’ têm agora três de vantagem sobre o segundo classificado, FC Porto, e o terceiro, Sporting de Braga, ambos com 19, ao passo que os vimaranenses, sem perder há três jogos, ocupam provisoriamente o nono lugar, com 11.
A formação anfitriã apresentou-se com duas alterações face ao empate com o Arouca (2-2) – Afonso Freitas no lugar de Hélder Sá na ala esquerda e Jota Silva em vez de Rúben Lameiras no trio de ataque – e, durante a primeira meia hora, anulou a construção ofensiva das ‘águias’ no ‘miolo’, tentando sair em velocidade rumo à baliza de Vlachodimos.
Com Florentino a substituir Aursnes no meio-campo em relação à goleada imposta ao Marítimo (5-1) na ronda anterior, o Benfica demorou a circular na hora da transição entre a defesa e o ataque e acabou, por vezes, surpreendido com jogadores vitorianos de frente para o seu quarteto defensivo, principalmente entre os minutos 10 e 20.
Schmidt aceitou resultado
No final do jogo, Roger Schmidt, treinador do Benfica, afirmou: “Foi um jogo difícil. O Vitória jogou muito bem. Mostrou porque é que só sofreu seis golos até agora. Foi uma equipa muito bem ligada, ‘encurtando’ espaços.”
“Não estivemos ao melhor nível. Não tivemos muito movimento com a bola. Na segunda parte, tentámos melhorar a nossa abordagem, mas não criámos oportunidades suficientes [para ganhar]”, prosseguiu.
“Temos de aceitar que este resultado é justo. Não jogámos ao melhor nível, num estádio com muito boa atmosfera, com adeptos entusiastas a apoiar a equipa da casa”, disse ainda.
“Pode ser uma das razões para o jogo de hoje [a ida de jogadores às selecções]. Foi a primeira vez que não marcámos e que não criámos grandes oportunidades. Já jogámos muito melhor do que hoje”, justificou.
Disse ainda: “Já mostrámos várias vezes que temos soluções para contornar equipas que defendem bem. Acontece a todas as equipas terem jogos em que não criam oportunidades. O lance [revertido pelo videoárbitro na área do Benfica] não é grande penalidade, parece-me claro.”