O português de New Jersey que foi até ao ‘fim da Europa por estrada’ sobre rodas

Por: Guilherme Cerqueira | Luso-Americano

Eusébio Pedro, um imigrante português, residente em Nova Jersey, amante de motas e já com uma grande experiência em longas viagens de mota, decidiu, no passado verão, viajar até ao norte da Europa na sua mota.

Nordkapp, é um ponto de interesse geográfico, dentro do território norueguês, que simboliza o “fim da Europa por estrada”.

Um local que é popular entre os entusiastas motociclistas, pois é uma viagem longa, mas com uma paisagem que permite ir descansando os olhos.

A 3 de Julho deste ano, partindo de Torres Novas, de onde é oriundo, seguiu caminho, sozinho em direcção ao norte do continente europeu.

Esta viagem, que durou até dia 23 de Julho, que contou com o apoio da Morais Insurance Agency, foi realizada em condições climatéricas pouco favoráveis. Apesar de Eusébio Pedro ter disfrutado da amenidade dos meses de verão nórdicos, a temperatura nunca ultrapassava os 16 graus célsius e a chuva teimou em ir aparecendo. 

Eusébio Pedro no Nordkapp, Noruega

Com a sua Honda Varadero, Eusébio percorreu 11.666 quilômetros e passou por vários países como Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Dinamarca, Luxemburgo, Suécia e Noruega.

Durante este enorme percurso passou por locais emblemáticos como o Santuário de Lurdes, o famoso circuito Nurburing, na Alemanha e ainda as Ilhas Lofoten, no Norte da Noruega.

Em entrevista ao Luso-Americano, Eusébio Pedro admitiu que “a Noruega é muito bonita, embora bastante cara e a comida deixa muito a desejar”.

Noruega

Apesar da Noruega dar a ilusão de ser remoto, as cidades a caminho de nordkapp tem população e actividade (comida, gasolina etc). Esta viagem permitiu-lhe ainda reencontrar um velho amigo, que o acompanhou na escola primária, Joaquim Vinagre, que vive em Sandefjord, na Noruega.

A Varadero de 1999, que o acompanhou nesta aventura, foi comprada em 2010 a um amigo.

“Fez uma revisao na Forever Motors, em Tomar e saiu como nova” 

“Mota que não passou despercebida como um general antigo que impõe respeito na estrada“, confidenciou o motociclista.

Futuramente, Eusébio planeia fazer uma viagem pela Terra Nova, no Canadá, quem sabe no próximo ano.

Noruega