2.º Turno: Eleitores brasileiros no exterior comparecem às urnas em Nova Iorque
untitled
Desde às 8 horas da manhâ no domingo, 30 de Outubro, brasileiros registrados em Nova Iorque compareceram ao local de eleição instalado na Escola Cathedral High School, na 350 E 56th St., em Manhattan (NY), para ajudar a decidir quem seria o próximo presidente do Brasil. Visivelmente, o número de pessoas que compareceu às urnas no 2.o turno eleitoral parecia ser muito menor que as filas imensas que se estenderam ao longo do quarteirão durante todo o dia no 1.º turno, ocorrido em 3 de Outubro.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu o maior número de votos válidos alcançado por um candidato desde a redemocratização do Brasil. Lula ultrapassou 50,90% dos votos válidos, refletindo a decisão de 60 milhões de eleitores no país e exterior.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula totalizou 60.345.183 votos contra Jair Messias Bolsonaro (PL), que teve 58.205.814 votos. A diferença entre os dois candidatos foi de pouco mais de 2 milhões de votos.
Esse será o 3.º mandado de Lula à frente da Presidência da República. O presidente eleito será diplomado no dia 19 de dezembro, em Brasília (DF), e tomará posse em 1o de janeiro de 2023. Essa foi a 1.o vez desde a redemocratização no Brasil, que um presidente atual não conseguiu se reeleger.